Primeiro Contacto Testámos o renovado Porsche Macan. O último com motor de combustão

Ao volante

Testámos o renovado Porsche Macan. O último com motor de combustão

Testámos o renovado Porsche Macan, o último a receber um motor de combustão. As octanas vão fazer falta ao SUV da Porsche?

Quando a Porsche anunciou há poucos dias que a próxima geração do Porsche Macan será 100% elétrica, foi uma pedrada no charco.

Na Europa o Diesel continua a ter um peso considerável nas vendas nos segmentos mais altos e as propostas a gasolina ou parcialmente eletrificadas começam a ganhar terreno rapidamente.

É que por mais que se fale de eletrificação, estamos longe de uma eletrificação total de qualquer gama que seja, principalmente nos construtores premium (ou até generalistas) europeus. Temos novos modelos eletrificados? Sim. Mas gamas que dizem adeus às octanas nem por isso, pelo menos para já.

Veja-se o caso da Audi, que sendo uma marca do mesmo grupo, anunciou um novo Audi SQ5 Diesel que vamos poder conhecer na próxima semana no Salão de Genebra 2019. Confusos?

Isto diz-nos que a Porsche, o bastião alemão da desportividade e octanas, está mesmo a querer liderar o caminho da eletrificação. Acabou com os Diesel e já tem dois 100% elétricos a caminho (Macan e Taycan) e o Porsche 911, a bitola da indústria automóvel no que à performance diz respeito, terá num futuro muito próximo uma versão eletrificada.

Novo motor: Porsche Macan renovado ganha novo 2.0 Turbo

Ao volante do Porsche Macan

Quando rodei a chave do lado esquerdo do volante do Porsche Macan, estava longe de imaginar que este gesto não iria encontrar réplica na próxima geração do modelo alemão. Com o anúncio recente da eletrificação total do Porsche Macan, o barulho daquele motor 3.0 turbo V6 (um hot-v) ficará apenas na memória.

porsche macan 2019

O Porsche Macan continua a ser um bom produto. É equilibrado, oferece um espaço interior que não sendo brilhante cumpre com os seus propósitos e tem nas sensações de condução o seu grande trunfo, principalmente na versão mais potente da gama (para já): o Porsche Macan S.

A combinação motor/caixa é excelente, com a PDK de 7 velocidades a mostrar que a fama é merecida. A nota de escape é interessante, mas uns “pop! pra!” fazem falta principalmente para quem, como eu, gosta de ouvir uma bela manifestação da presença de um motor de combustão.

porsche macan 2019

Com as restrições de emissões, filtros, silenciadores e demais formas de castração possíveis e imaginárias, este 3.0 turbo V6 teve de ceder, naturalmente. Ainda assim, em aceleração vigorosa, temos uma boa banda sonora a invadir o habitáculo.

Já as prestações não cederam em nada. Com o pack Chrono, este Porsche Macan S liberta os 354 cv de forma a conseguir cumprir os 0-100 km/h em 5,1 segundos. Não sendo senhor de números avassaladores, são mais do que suficientes.

porsche macan 2019

A lidar com esta potência temos suspensões revistas e travões com maior poder. A versão com travões convencionais permite andamentos vivos q.b, com alguma fadiga a surgir após algum tempo em situações de maior stress. Já os travões em cerâmica são imperturbáveis, se podes pagar a diferença, não penses duas vezes.

E os consumos?

No que toca a consumos, o Porsche Macan S brinda-nos com médias na ordem dos 11 litros aos 100 km. Já a versão de entrada de gama, equipada com um motor 2.0 turbo de 245 cv, permite-nos baixar esta média para os 9 litros, mas aquilo que perdemos em prestações e sensações, é considerável.

Se procuras um Porsche SUV e tens um orçamento “limitado”, então o Porsche Macan de entrada de gama é uma boa solução (a partir de 80 282 euros). Se queres um SUV que ostenta em pleno o símbolo da Porsche, o Macan S (a partir de 97 386 euros) é a unidade que deves comprar, sem dúvida. Já a diferença de preço, pode dificultar a escolha…

Testámos o renovado Porsche Macan. O último com motor de combustão

Primeiras impressões

8/10
O Porsche Macan renovou-se e está mais crescido. A versão de acesso à gama é a forma mais acessível de ter um SUV da Porsche, mas o motor 2.0 litros turbo não tem alma. O Porsche Macan S já consegue motivar aquelas saídas ao fim de semana para descobrir uma boa estrada, mas o preço, não é para todos. Como será o Porsche Macan 100% elétrico? Temos de esperar para ver...

Data de comercialização: Dezembro 2018

Prós

  • Qualidade de construção
  • Sistema de infoentretenimento
  • Travões em cerâmica

Contras

  • Interior foi renovado mas precisa de maior evolução
  • Motor de acesso à gama pouco entusiasmante
Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o novo Porsche Macan S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Macan S traz novo e “hot” V6 Turbo e já tem preço para Portugal