Notícias Porsche Macan S traz novo e “hot” V6 Turbo e já tem preço para Portugal

Apresentação

Porsche Macan S traz novo e “hot” V6 Turbo e já tem preço para Portugal

Após a apresentação do renovado Porsche Macan em Paris, a gama expande-se com a introdução do mais rápido Macan S, que recebe um novo V6 Turbo.

Porsche Macan S

Se no Salão de Paris ficámos a conhecer o renovado Porsche Macan, com a motorização de acesso 2.0 l turbo de 245 cv, para os que anseiam mais performance do SUV alemão eis que surge o Macan S, que adiciona 109 cv e 70 kg ao 2.0.

Os 354 cv são obtidos através de um novo 3.0 V6 turbo em lugar do anterior… 3.0 V6 turbo — não parece, mas é mesmo um novo motor, partilhado com os Cayenne e Panamera, e também o Audi S5 —, conseguindo ganhos de 14 cv e 20 Nm (480 Nm no total).

Este novo motor em V é um Hot V, ou seja, o único turbo — com tecnologia twin scroll — reside entre as duas bancadas de cilindros, resultando numa resposta mais imediata do turbo, devido ao trajeto mais curto que os gases de escape percorrem entre a câmara de combustão e o turbo em si, permitindo também gases de escape mais quentes.

RELACIONADO: Hot V. Estes motores em V são mais “quentes” que os outros. Porquê?

Por falar em gases de escape, estes agora têm de passar por dois filtros de partículas porque… Euro 6D-Temp e WLTP.

Performances

Quando equipado com o Pack Chrono, o novo Porsche Macan S, equipado exclusivamente com a PDK de sete velocidades, atinge os 100 km/h em apenas 5,1s (menos 0,1s que o antecessor), os 160 km/h em 13s e a velocidade máxima ascende aos 254 km/h.

Apesar da performance disponível, o consumo médio oficial pode-se considerar moderado, com a Porsche a anunciar 8,9 l/100 km (NEDC correlacionado).

Mais do que motor

Porsche que é Porsche, mais do que motor é também chassis — o Macan S não desilude. Existem novos suportes em alumínio para as molas (antes eram aço), as jantes são mais rígidas e leves (menos massas não suspensas) e os pneus apresentam medidas distintas à frente e atrás (235/60 R18 e 255/55 R18, respetivamente).

Opcionalmente pode vir equipado com o PASM (Porsche Active Suspension Management), controlando ativamente o amortecimento, a suspensão pneumática pode ser regulada em altura, e ainda pode vir com o PTV Plus (Porsche Torque Vectoring Plus), ou seja, o sistema de vetorização do binário.

Porsche Macan S

Os travões não foram esquecidos. O Porsche Macan S vem com um novo pedal de travão mais leve em 300 g atuando no cilindro principal via um braço mais curto. Os discos dianteiros cresceram até aos 360 mm (mais 10 mm) no seu diâmetro e até aos 36 mm (mais 2 mm) na sua espessura.

Nem as pastilhas escaparam, com novos itens a não terem cobre na sua composição. Em opção, o Macan S pode ser equipado com os incansáveis travões compósitos em cerâmica, ou PCCB.

Quanto custa?

De resto, o Macan S recebe as mesmas atualizações do Macan, sejam as observadas externamente — em destaque os novos grupos óticos traseiros, em LED, tal como os faróis —, sejam as interiores —  em destaque, o novo PCM (Porsche Communication Management), composto por um ecrã tátil de 10,9″, o Porsche Connect Plus e Wi-Fi hotspot.

O interior pode ser enriquecido, opcionalmente, com um volante desportivo GT, o mesmo do Porsche 911.

O preço para Portugal começa nos 89 612 euros.

Porsche Macan S

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
O novo Porsche 935 "Moby Dick" é baseado em que outro Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Surpresa! Porsche 935 “Moby Dick” de regresso
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Surpresa! Porsche 935 “Moby Dick” de regresso