Clássicos 19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam

Tanques, gruas e até motos...

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam

Sabiam que a Audi, a Mercedes-Benz e a Volvo já recorreram aos serviços da Porsche? E que até a Airbus e a Harley-Davidson já o fizeram? Descubram tudo aquilo que a Porsche já fez e muita gente não sabe.

Não é propriamente um segredo, mas nem todos vocês sabem que a Porsche, além de produzir alguns dos melhores desportivos da atualidade, tem uma divisão de consultoria dedicada a soluções de engenharia: a Porsche Engineering.

Soluções essas que vão da aviação à construção civil, do planeamento fabril ao desenvolvimento de peças e acessórios, de estudos de ergonomia a um sem fim de outras coisas como… scooters que andam debaixo de água.

Sim, é verdade. Foi, aliás, este know-how que permitiu à marca sobreviver durante a conturbada década de 90 e financiar o seu ambicioso programa desportivo. Isto, numa altura em que o Porsche 911 não vendia e os «transaxle» idem, idem, aspas, aspas…

Dito isto, desafiamos-vos a descobrir alguns dos projetos que tiveram o dedo especial da Porsche ao longo da história.

1 – Audi RS2

Audi RS2

Este será, muito provavelmente, um dos segredos mais mal guardados da história: a participação da Porsche no desenvolvimento da lendária Audi RS2.

A carrinha desportiva desvendada em 1994, tinha debaixo do capot um cinco cilindros 2.2 litros a debitar 315 cv, preparado pela Porsche. Preparação essa que se estendeu ao sistema de travagem Brembo, ao setup da suspensão, ao escalonamento da caixa de seis velocidades, às jantes em liga leve e espelhos retrovisores “emprestados”.

Resultado prático: acabava de nascer a carrinha mais rápida do mercado.

RELACIONADO: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2

2 – Mercedes-Benz 500E

Mercedes-Benz 500E

Também conhecido como “o míssil das Autobahn”, o Mercedes-Benz Classe 500E foi outro dos modelos que, não sendo Porsche, teve mais do que um dedo do fabricante de Estugarda… teve a mão quase toda!

A produção era feita manualmente pelos dois construtores, com as unidades a transitarem entre as fábricas da Mercedes-Benz e da Porsche (cada unidade levava 18 dias a ser construída).

Ainda assim, o motor era da responsabilidade da marca da estrela — o mesmo V8 5.0 l de 32 válvulas do Mercedes-Benz SL, que, com os seus 326 cv, garantia os 0 aos 100 km/h em 6,1s. Era a resposta da Mercedes-Benz ao todo-poderoso BMW M5.

RELACIONADO: Em dois dias conduzimos (quase) todos os Mercedes-Benz Classe E

3 – Volvo 850 T5 R

Volvo 850 R

Um Volvo com engenharia Porsche? Esta foi uma novidade para algumas pessoas, inclusivamente aqui na nossa redação.

Poucos sabem que a mítica Volvo 850 R teve um “apoio” ao desenvolvimento vindo da Porsche. Em que aspetos? No motor e transmissão, além de alguns retoques no interior — bancos revestidos a Alcantara, principalmente.

A capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos, era conseguida igualmente através da introdução de uns pneus Pirelli P-Zero, que não eram propriamente baratos.

4 – Volkswagen Beetle

Volkswagen Type 1, Carocha, Beetle

Que o Volkswagen Type 1, o “Carocha”, foi um carro desenhado pelo fundador da Porsche, o primeiro Ferdinand Porsche, dificilmente será um segredo para qualquer apaixonado por automóveis.

O que já não será tão conhecido é que Ferdinand foi, na altura, aliciado, tanto por Adolf Hitler, como por Josef Stalin, o que poderia ter levado o Carocha para o outro lado da “Cortina de Ferro”.

No entanto, a escolha recaiu na Alemanha, onde Ferdinand acabou por liderar não só a produção do Carocha, como a própria construção da fábrica em Wolfsburgo — à qual, acrescente-se, Hitler quis chamar “Fábrica Porsche”, algo que o engenheiro austríaco declinou.

RELACIONADO: Quando o Volkswagen Carocha conquistou a Antártida

5 – Skoda Favorit

Skoda Favorit 1989

O Favorit foi o último modelo construído pela marca checa antes da sua integração no Grupo Volkswagen. A Skoda não olhou a meios para desenvolver o Favorit, tendo reunido uma equipa de sonho: os italianos da Bertone ficaram encarregues do design, a conceituada Ricardo Consulting tratou do motor, ao passo que a suspensão dianteira ficou a cargo da Porsche, que também ajudou na montagem do motor, contribuindo, desta forma, para um carro que revelar-se-ia leve, fácil de conduzir e poupado.

6 – SEAT Ibiza

Seat Ibiza 1984

Modelo incontornável na história do construtor espanhol, o SEAT Ibiza ganhou fama não apenas devido ao design concebido por Giugiaro, mas também fruto do famoso “System Porsche”, que na altura significava motor e caixa de velocidades desenvolvidos em conjunto com a marca alemã.

E a verdade é que foi assim que o primeiro Ibiza tornou-se no modelo de maior sucesso na história da marca catalã, com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas.

RELACIONADO: O primeiro e o último SEAT Ibiza em apenas 1 minuto

7 – Mercedes-Benz T80

Mercedes-Benz T80 1939

Foi um dos muitos trabalhos desenvolvidos por Ferdinand Porsche, antes de se dedicar por completo à sua própria marca. Criado com o objetivo assumido de fixar um novo recorde mundial de velocidade em terra, numa parcela de autoestrada perto de Dessau, na Alemanha, o Mercedes-Benz T80 tinha como motor um impressionante bloco Daimler-Benz DB 603 V12 com 3000 cv de potência. Mas que, devido ao eclodir da II Guerra Mundial, nunca chegou a ser submetido à derradeira prova, em que deveria ter atingido os anunciados 600 km/h de velocidade máxima.

8 – VAZ-Porsche 2103

Lada-Porsche 2103

O VAZ-Porsche 2103 foi o resultado de um acordo, a três anos, entre o então Chairman da Porsche e o líder da industria automóvel soviética, para que a marca alemã ajudasse no desenvolvimento dos futuros Lada.

A cargo do fabricante de Estugarda estava o desenvolvimento da suspensão, do interior e do exterior. O projeto, no entanto, acabou por morrer à nascença, uma vez que as propostas de alteração apresentadas, acabaram por não ser aceites, ou, pelo menos, não nesse momento.

EXCLUSIVO RA: A primeira vez ao volante de um «air-cooled»

9 – Lada Samara

Lada Samara 1984

Chumbada a construção do VAZ-Porsche, a Porsche acabou por ser convidada a desenvolver o motor de outro Lada: o Samara. Modelo introduzido em 1984, e chegou a ser vendido em Portugal. Chegou a participar no Paris-Dakar — o Lada Samara T3 recorria ao sistema de tração integral utilizado no Porsche 959, assim como o motor 3.6 l do Porsche 911.

10 – C88 China Car

Porsche C88 1994

Depois do sucesso alcançado com o “carro do povo” alemão, a Porsche haveria de ter nova oportunidade de construir um carro básico e acessível, mas na China — o C88 China Car.

Apresentado em 1994, o modelo procurava igualmente corresponder à política estatal de um só filho por casal, oferecendo apenas um banco de criança atrás. O projeto acabou por não vingar, tendo sido feita apenas a unidade de exposição.

VÊ TAMBÉM: Vendas de elétricos sobem 63%. A culpa é da China…

11 – McLaren MP4

McLaren MP4 1983

Monolugar de Fórmula 1 que ganhou notoriedade nas pistas com pilotos como Andrea de Cesaris, Niki Lauda ou Alain Prost, o McLaren MP4/1, MP4/2 e MP4/3, tinha como motor um V6 1.5 TAG-Porsche, que a equipa e os engenheiros da marca de Estugarda se encarregaram de desenvolver ao longo da temporada de 1983.

No entanto, o sucesso só chegaria nas épocas seguintes de 1984, 1985 e 1986. Em 1987, o MP4/3 terminaria o campeonato no segundo posto, com o motor TAG-Porsche a dar o seu lugar, na temporada seguinte, ao multi-galardoado bloco Honda.

O V6 1.5 l TAG-Porsche teve ainda outra fantástica aplicação, num Porsche 911.

12 – Linde Forklift

Linde Forklift

Porque a influência da Porsche Engineering não se limita apenas à indústria automóvel, é impossível não referir a já longa parceria com a empresa de empilhadores Linde, através não só do fornecimento de caixas de velocidades e sistemas de propulsão, como também contribuindo para o design destes veículos.

Com a empresa alemã de empilhadores a ganhar, inclusivamente, o Red Dot Award, fruto da excelência de design dos seus veículos, que a empresa descreve como idêntica à dos desportivos — com o condutor protegido por uma célula de segurança, a qual tem também de oferecer espaço, visibilidade e bom acesso. É o Porsche 911 dos empilhadores…

13 – Airbus Cockpit

Airbus Cockpit

E já que estamos a falar de projetos pouco vulgares, é obrigatório falar igualmente da participação da Porsche no desenvolvimento, em conjunto com a Airbus, do cockpit dos seus aviões, levando a que, pela primeira vez, tenham sido utilizados monitores ao invés de instrumentos analógicos, com ênfase na simplificação dos procedimentos e ergonomia de toda a aviónica.

14 – Cayago Seabob

Cayago Seabob

Com presença provada em terra e no ar, a verdade é que a Porsche não poderia deixar de estar presente também na água. Mais concretamente, através de uma parceria com a empresa alemã Cayago, construtora de “trenós aquáticos” capazes de atingir velocidades até 20 km/h e submergir a profundidades de até 40 metros.

Produtos para os quais a marca de Estugarda forneceu o sistema de gestão do motor, os comandos e a gestão das baterias elétricas. É caso para dizer “Cayago” eles estão em todas!

15 – Harley Davidson V-Rod

Harley Davidson V-Rod 2001

Foi a Porsche que desenvolveu o primeiro motor refrigerado a água da história da Harley-Davidson, um motor V2 (claro…), capaz de debitar 120 cv de potência. Era a Harley mais rápida do mercado, graças a uma capacidade de aceleração do 0 aos 100 km/h em 3,5s, assim como a uma velocidade máxima anunciada de 225 km/h.

16 – Scania

Scania camiões

Ambas, hoje em dia, propriedade do Volkswagen Group, Porsche e Scania começaram a colaborar em 2010, pouco depois da marca de Estugarda ter sido “engolida” pelo gigante alemão, decorria então o ano de 2009.

Entretanto as duas companhias têm vindo a colaborar no desenvolvimento de uma nova geração de cabines para camião, com a Porsche a contribuir com a sua experiência em termos de construção com materiais ultraleves e em soluções de redução de consumo de combustível, embora a maioria dos resultados permaneçam longe dos olhares do grande público, aquilo que já é conhecido, revela o dedo da Porsche, nomeadamente, nos processos de desenvolvimento e produção.

VÊ TAMBÉM: Volvo Trucks apresenta o seu primeiro camião 100% elétrico

17 – Gruas Terex

Grua Terex

Outra das atividades improváveis e pouco conhecidas do fabricante de Estugarda, é a participação no desenvolvimento de cabines para gruas. Com a empresa alemã a fazer notar a sua influência, em termos ergonómicos, de funcionalidade e mobilidade, nas propostas da Terex.

18 – Tanques de guerra

Tanque Ferdinand 1943

Negócio, quiçá, mais conhecido, ainda que hoje em dia já totalmente abandonado, a Porsche, e mais concretamente o seu fundador, Ferdinand Porsche, estiveram envolvidos no desenvolvimento de máquinas de guerra.

Mais precisamente, dos tanques de guerra alemães que participaram na Segunda Grande Guerra: Tiger, Tiger II e Elefant. Este último, batizado, inicialmente, de Ferdinand.

19 – Opel Zafira

Opel Zafira 2000

Monovolume médio que o mercado conheceu com o emblema da Opel, a verdade é que o Zafira é um produto resultante da colaboração entre o construtor de Russelsheim e a Porsche. Como não podia deixar de ser… nós também já escrevemos sobre o envolvimento da Porsche na concepção da Opel Zafira.

Sabe esta resposta?
Como se chama a primeira geração do Honda Civic Type R?