Notícias SEAT Ibiza é o vencedor do Carro do Ano 2018 em Portugal

Carro do Ano 2018

SEAT Ibiza é o vencedor do Carro do Ano 2018 em Portugal

A cerimónia do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal que ocorreu ontem, 1 de março, elegeu o SEAT Ibiza como Carro do Ano 2018 em Portugal.

Volante de Cristal 2018 Seat Ibiza

Foi ontem, a 1 de março, no Lisbon Secret Spot, nos Montes Claros, em Lisboa, que decorreu a 35ª cerimónia da entrega de prémios do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2018, organizado pelo Expresso e SIC Notícias. Além do do prémio principal, foram também anunciados os vencedores das diversas Categorias do Carro do Ano, assim como a atribuição do prémio Personalidade do Ano e o prémio Tecnologia e Inovação.

A Razão Automóvel integra o leque de publicações que faz parte do júri permanente do mais prestigiante prémio do setor automóvel em Portugal. Júri que é composto por 17 jornalistas especializados, em representação da imprensa escrita, meios digitais, rádio e televisão — pela primeira os três maiores canais de televisão portugueses SIC, TVI e RTP fizeram parte do júri. 

Todos os 28 modelos candidatos foram testados ao longo de quatro meses, avaliando os candidatos nos mais diversos parâmetros: design, comportamento e segurança, conforto, ecologia, conetividade, conceção e qualidade de construção, performances, preço e consumos.

SEAT Ibiza
O Carro do Ano 2018 em Portugal é o SEAT Ibiza

SEAT Ibiza, o vencedor absoluto

Contas feitas, e entre os sete finalistas aptos ao prémio Carro do Ano Volante de Cristal 2018 — Citroën C3 AircrossHyundai Kauai, Kia Stinger, SEAT Ibiza, Škoda Kodiaq, Volkswagen T-Roc e Volvo XC60 —, foi o SEAT Ibiza quem acabou por reunir a preferência da grande maioria dos jurados na ronda de votação final.

A 5ª geração do modelo espanhol, produzido em Barcelona, não só conseguiu o galardão mais desejado, como também foi considerado o Citadino do Ano. Recordemos que o SEAT Ibiza não é um estreante — em 1994 já tinha conquistado o troféu Volante de Cristal.

Todos os vencedores, por classe

Conhece todos os vencedores de 2018, por classe:

CITADINO — SEAT Ibiza 1.0 TSI FR (115 CV)
FAMILIAR — Hyundai i30 SW Style 1.6 CRDi DCT  (110 CV)
EXECUTIVO — BMW 520 D (190 CV)
SUV/CROSSOVER — Škoda Kodiaq 2.0 TDI DSG (150 CV)
DESPORTIVO/LAZER — Honda Civic Type R (320 CV)
ECOLÓGICO — Kia Niro 1.6 GDI 6DCT PHEV

Além da atribuição dos prémios por classe, foram também atribuídos os prémios Tecnologia e Inovação e Personalidade do Ano. O Prémio Tecnologia e Inovação foi atribuído à segunda geração do Emergency Assist da Volkswagen, presente em modelos como o Volkswagen Arteon. Este sistema permite incrementar o nível de segurança, caso o condutor tenha uma doença súbita. O assistente não só trava o automóvel, dentro dos limites do sistema, como também dirigirá o automóvel até à faixa de rodagem mais à direita, sempre que o contexto de tráfego o permita.

Carlos Tavares PSA
Carlos Tavares, Personalidade do Ano 2018

O Prémio Personalidade do Ano foi atribuído a Carlos Tavares, o CEO do Grupo PSA, que integra as marcas Peugeot, Citroën, DS e a Opel/Vauxhall. O ano de 2017 foi particularmente marcante para o grupo francês, como também para a indústria, em que Carlos Tavares liderou a PSA na compra da Opel e Vauxhall à General Motors, marcas que permaneciam sob o gigante americano há oito décadas.

RELACIONADO: Conhece os primeiros finalistas do World Car Awards 2018