Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Um Porsche 911 com motor de Fórmula 1? Isso mesmo…

Anos 80, os saudosos anos 80. Época em que era permitido quase tudo, inclusive colocar um motor de Fórmula 1 num Porsche 911. Oh tempo volta para trás...

Já conhecias este Mclaren Porsche 911 equipado com um motor de Fórmula 1? Nós não. Foi através do Lehrenkrauscafe – uma comunidade de amantes da Porsche no Facebook – que tomámos conhecimento da existência deste verdadeiro unicórnio.

O modelo que vêem na imagens pode parecer um 911 normal, mas é tudo menos isso. No lugar da típica motorização flat-six (ainda refrigerada a ar) mora um motor 1.5 litros TAG V6 Turbo, igual ao que a Mclaren usava na década de 80.

A NÃO PERDER: Porsche 989: o «Panamera» que a Porsche não teve coragem de produzir

porsche-911-930-tag-f1-engine-2

O projeto da construção deste modelo foi financiado pela própria TAG. Antes que os mais acérrimos defensores do ADN Porsche digam “heresia!”, convém lembrar que estes motores eram construídos pela própria Porsche ao abrigo de uma parceria entre a Mclaren e a construtora de Estugarda. Portanto, é 100% Porsche.

Este motor V6 – com o nome de código TTE P01 – seguia a tradição dos motores de Fórmula 1 da época: pouca cilindrada e turbos XXL. Com uma pressão máxima de 4.0 bar, os motores TAG-Porsche desenvolviam cerca de 650cv de potência máxima – podendo chegar aos 850cv em modo de «qualificação». Onde é que podemos encomendar um?

porsche-911-930-tag-f1-side-3

Mais artigos em Clássicos