Notícias O primeiro e o último SEAT Ibiza em apenas 1 minuto

Vídeo

O primeiro e o último SEAT Ibiza em apenas 1 minuto

O ícone da marca espanhola já vai na sua quinta geração. Conhece aqui o que mudou face ao primeiro SEAT Ibiza que data de 1984.

SEAT Ibiza Ver vídeo

Do primeiro SEAT Ibiza à atual geração vão 33 anos e naturalmente muitas evoluções. Das linhas quadradas da primeira geração ao estilo mais dinâmico e escultural da quinta e última geração, agora lado a lado num vídeo publicado pela marca.

Do System Porsche ao motor mais potente e eficiente.

A evolução dos motores no mundo automóvel é constante. A primeira geração apostava numa “mecânica de prestígio”, desenvolvida com a ajuda da Porsche, derivando daí a denominação System Porsche; enquanto agora conta com a mais recente evolução do bloco 1.5 TSI, bastante mais potente e, simultaneamente, mais eficiente e económico.

O consumo médio anunciado para a primeira geração do Ibiza equipado com o 1.5 era de 7,8 l/100 km, enquanto o atual 1.5 anuncia valores de 4,9 l/100 km.

Conhece aqui todos os pormenores da atual geração do SEAT Ibiza.

seat ibiza

O primeiro Ibiza foi o modelo que ajudou a internacionalizar a marca. Nas cinco gerações o Ibiza já vendeu mais de 5,6 milhões de unidades em mais de 80 países.

RELACIONADO: SEAT Ibiza. Recebe motor Diesel e já está à venda em Portugal

Tempo de fabrico

Uma das maiores evoluções da atual geração do SEAT Ibiza é mesmo o tempo de fabrico de cada unidade, naturalmente justificado pelos 33 anos que o separam. O primeiro SEAT Ibiza demorava 60 horas a sair da fábrica de Martorell, enquanto a atual geração, desenvolvida com a tecnologia mais avançada do Grupo Volkswagen, onde se inclui a plataforma MQB A0, que estreou, precisa apenas de 16 horas para abandonar a fábrica.

A nova plataforma garante melhores argumentos em termos de robustez e de habitabilidade: é 170 mm mais largo, 422 mm mais comprido e 50 mm mais alto.

seat ibiza
Sabe esta resposta?
Como se chama o SUV com base no SEAT Ibiza?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Arona. Já provámos a nova receita da marca espanhola