Notícias «Pão de forma» regressa em 2022 como elétrico, mas há mais novidades na Volkswagen

NOVIDADES 2022

«Pão de forma» regressa em 2022 como elétrico, mas há mais novidades na Volkswagen

Desde o reforço da «ofensiva elétrica», à estreia entre os SUV-«Coupé» e ao lançamento da nova Amarok, não faltam novidades à Volkswagen em 2022.

Volkswagen ID.Buzz

Decidida a estabelecer-se como uma das referências na «era elétrica», entre as várias novidades para 2022, a Volkswagen prepara-se para lançar não um, não dois, mas três novos elementos da «família ID».

Aquele que mais expectativas reúne é, sem grande surpresa, a reencarnação do icónico «Pão de Forma». E não se trata de uma variante elétrica da nova Multivan (T7), lançada no final de 2021, que apesar de estrear uma variante híbrida plug-in, assenta sobre a MEB, a mesma que equipa propostas como o Golf ou o Tiguan.

A nova «Pão de Forma», que deverá chamar-se de ID.Buzz, assentará, em vez disso, na multifacetada plataforma MEB específica para elétricos, e além da versão de passageiros apresentar-se-á também numa variante comercial: o ID. Buzz Cargo.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
VOlkswagen ID.5 e ID.5 GTX

Já vista em várias fotos-espia e até teasers oficiais, o ID.Buzz estará disponível, tal como os seus «irmãos» com baterias que vão desde os 48 kWh até aos 111 kWh. Quanto à autonomia, estima-se que chegue até os 550 km (WLTP).

Também novidade será o ID.5, o «coupé» do ID.4 que chega ao mercado em abril com três variantes: tração traseira com 125 kW (174 cv) ou 150 kW (204 cv) e ainda o mais desportivo ID.5 GTX com 220 kW (299 cv).

Por falar no ID.5 GTX, este será acompanhado pelo terceiro «elétrico desportivo» da Volkswagen, o ID.3 GTX. Antecipado pelo protótipo ID.X e confirmado por Ralf Brandstätter, o presidente da marca alemã, o ID.3 GTX deverá ser o elétrico mais potente da Volkswagen, esperando-se que ofereça valores de potência próximos dos 245 kW (333 cv), debitados pelo protótipo.

Oferta SUV reforçada

Como nem só de elétricos é feito o mercado (pelo menos por enquanto), em 2022 também vão existir novidades da Volkswagen movidas a octanas.

Uma delas é o renovado Volkswagen T-Roc. Depois de cinco anos no mercado, o SUV «Made in Palmela» recebeu um exterior revisto e um interior totalmente novo, mas manteve-se fiel às motorizações que o têm acompanhado, não se «rendendo» ainda à eletrificação.

Já o Volkswagen Taigo é uma novidade absoluta. Com chegada prevista para o final do verão, este será o segundo SUV-«Coupé» da marca alemã (o ID.5 chega primeiro) e deriva do T-Cross e do Polo, recorrendo à plataforma MQB A0. Quanto aos motores, temos apenas propostas a gasolina, entre os 95 cv e os 150 cv, não estando previstas variantes híbridas ou elétricas.

LEIAM TAMBÉM: Grupo Volkswagen. Crise dos semicondutores não vai terminar em 2022

A juntar aos dois SUV, a Volkswagen vai revelar também em 2022 a nova geração da Amarok, mas a chegada ao mercado só deverá acontecer no início de 2023. A pick-up alemã será produzida na África do Sul e vai derivar da já revelada Ford Ranger, não existindo, para já, muitos detalhes acerca desta.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”