Notícias Onde está o limite? Toyota GR Yaris «puxado» até aos 751 cv

Transformação

Onde está o limite? Toyota GR Yaris «puxado» até aos 751 cv

Acham que os 261 cv do Toyota GR Yaris sabem a pouco? Este exemplar preparado pela Powertune Australia tem quase o triplo.

Toyota GR yaris 751 cv
© Powertune Australia

Desde que foi lançado, o Toyota GR Yaris já foi protagonista de muitas idas ao banco de potência e modificações. Mas um exemplar como este nunca vimos nenhum.

Já se sabia que o G16E-GTS, o motor 1.6 turbo de três cilindros, tinha muito mais para dar do que «apenas» os 261 cv que o Toyota GR Yaris anuncia à saída da fábrica. Até então, o mais potente que tínhamos visto era um exemplar modificado com 557 cv.

Agora, pela mão da Powertune Australia, percebemos que este bloco tinha ainda muito mais para dar e que era possível praticamente triplicar a potência que entrega de série.

Toyota GR Yaris 751 cv Powertune Australia traseira
© Powertune Australia

O resultado são 751 cv de potência (ou 552,5 kW), entregues às 8100 rpm. São impressionantes 469 cv/l.

São mais 490 cv face ao que este motor de três cilindros produz de série e a potência supera a de supercarros como os 720 cv do McLaren 720S.

Toyota GR Yaris 751 cv Powertune Australia banco potencia
© Powertune Australia No banco de potência este GR Yaris registou um máximo de 740.9 HP (552,5 kW), ou 751 dos “nossos” cavalos-vapor

Como conseguiram extrair tanta potência?

De acordo com o preparador australiano, para conseguir este aumento tão significativo de potência, foi necessário instalar um novo turbocompressor Garrett G30-770, um novo intercooler, um coletor de escape específico, novos injetores de combustível (de maior capacidade) e bomba de combustível, um novo sistema de escape da Akrapovic e uma nova Unidade de Controlo Eletrónica (ECU) da Motec.

A NÃO PERDER: Toyota GR Yaris português anda a fazer a «vida negra» a todos no Nürburgring

Surpreendentemente, cambota, bielas e pistões são ainda os originais.

A somar a isso, e para que este GR Yaris seja capaz de lidar com estes 751 cv, foi instalada uma nova embraiagem e a caixa manual de seis velocidades original foi substituída por uma caixa sequencial X-Shift.

Não sabemos que efeito este aumento de potência terá tido na performance ou no comportamento dinâmico deste hot hatch, mas uma coisa é certa: 751 cv para cerca de 1350 kg é uma relação peso/potência impressionante. São apenas 1,8 kg/cv.

https://youtu.be/4KsXlhd09BE

Quanto à decoração, caso estejam a questionar-se sobre o porquê deste GR Yaris contar com o logótipo da Rode no capô, a explicação é simples. De acordo com a Powertune Australia, este «monstro» pertence a Peter Freedman, fundador da famosa marca de microfones.

Fonte: Powertune Australia