Notícias Toyota GR Yaris enfrenta Mitsubishi Lancer EVO VII. Conseguirá batê-lo?

Vídeos

Toyota GR Yaris enfrenta Mitsubishi Lancer EVO VII. Conseguirá batê-lo?

O Toyota GR Yaris e o Mitsubishi Lancer EVO VII são ambos «carros de rali» para o dia a dia. Mas qual será o mais rápido num circuito?

Mitsubishi Lancer EVO VII vs Toyota GR Yaris

Fruto de duas épocas distintas da indústria automóvel, o Toyota GR Yaris e o Mitsubishi Lancer EVO VII têm mais em comum do que a nacionalidade.

São autênticos «carros de rali» que podem ser usados no dia-a-dia, os seus valores de potência não são muito diferentes e até o peso de ambos é bastante semelhante.

Face a tudo isto, há uma questão que já deve ter «assaltado» a mente de muitos petrolhead: qual dos dois modelos é o mais rápido em circuito. Será o jovem hatchback da Toyota ou o experiente sedã da Mitsubishi?

A NÃO PERDER: Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.

Ora, a propósito das comemorações dos seus 20 anos, o programa Fifth Gear veio dar resposta a essa questão, colocando os dois modelos nipónicos frente a frente num duelo geracional.

Os números de duas lendas dos ralis

Como a «antiguidade é um posto», começamos por apresentar os números do Mitsubishi Lancer EVO VII. Equipado com um 2.0 l turbo com quatro cilindros, o Lancer EVO VII apresenta-se com 280 cv às 6500 rpm e 383 Nm às 3500 rpm.

Com uma caixa manual de cinco relações, tração integral e 1400 kg, o Mitsubishi Lancer EVO VII cumpre os 0 aos 100 km/h em 5,1s, um valor que ainda hoje «impõe respeito».

Já o Toyota GR Yaris apresentou-se neste «tira-teimas» na versão Circuit Pack mas os seus números são os mesmos de sempre: 261 cv e 360 Nm extraídos de um tricilíndrico turbo com 1.6 l de capacidade.

A caixa tem seis relações em vez de cinco, mas a tração integral é um denominador comum a ambos os modelos. Por fim, os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 5,5s e o peso de 1280 kg dá-lhe alguma vantagem neste confronto direto.

Apresentados os dados dos dois concorrentes, resta apenas saber: será que o jovem modelo da Toyota é capaz de bater o mais potente Lancer EVO VII? Vejam o vídeo para descobrir.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Mitsubishi contou com uma versão preparada pela AMG?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer!