Notícias GR Corolla H2 Concept testa hidrogénio líquido em competição

Arranque a frio

GR Corolla H2 Concept testa hidrogénio líquido em competição

A Toyota levou o GR Corolla H2 Concept até às 24 horas de Fuji e estreou uma nova solução de abastecimento rápido de hidrogénio líquido.

Determinada em não descartar a utilização dos motores de combustão, a Toyota Gazoo Racing regressou às provas de resistência com o seu GR Corolla H2 Concept.

O seu laboratório móvel entrou numa nova fase e acaba de participar na Super Taikyu Fuji 24 Hours Race usando apenas hidrogénio líquido. E com Akio “Morizo” Toyota (entre outros) ao volante.

Face à versão usada na prova de 2022, alimentada por hidrogénio em estado gasoso, o GR Corolla H2 Concept contou com uma autonomia melhorada. E menos 50 quilos de peso. Por isso, este ano, foi preciso parar apenas 25 vezes para reabastecer, menos 16 que em 2022.

O abastecimento de hidrogénio líquido é muito menos complexo que o abastecimento de hidrogénio no estado gasoso. No entanto, este tem de estar sempre a temperaturas inferiores a -253 °C, tanto no armazenamento, como no processo de abastecimento.

Entre outras vantagens, o sistema necessário para os abastecimentos (e para manter o hidrogénio líquido a temperaturas abaixo dos -253 °C) é muito mais compacto. Ou seja, já pode estar instalado na box da Toyota Gazoo Racing.

A solução deste ano, no entanto, revelou um desempenho inferior em termos de prestações, o que não permitiu obter um melhor resultado na prova. Ainda assim, o GR Corolla da Rookie Racing com o nº 32 completou 358 voltas ao traçado e terminou na 47ª posição de um total de 52 participantes.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.