Notícias Histórico. Já foram vendidos 10 milhões de Toyota Yaris

Produção

Histórico. Já foram vendidos 10 milhões de Toyota Yaris

O Toyota Yaris é o sexto modelo da marca japonesa a alcançar a marca do 10 milhões de unidades vendidas a nível global.

Toyota Yaris linha de produção
© Toyota

Depois de quatro gerações e um quarto de século no mercado, o Toyota Yaris acaba de alcançar um marco histórico: atingiu vendas acumuladas de 10 milhões de unidades.

O Yaris é o sexto modelo da marca japonesa a alcançar este feito. Antes dele já os Toyota Corolla, Camry, RAV4, Hilux e Land Cruiser tinham atingido os 10 milhões de unidades vendidas.

Só na Europa, entre 1999 e o final de fevereiro de 2023 foram vendidas 5 155 506 unidades do Toyota Yaris. Contudo, o sucesso do pequeno utilitário que tomou o lugar do Starlet é global.

Um modelo global

Originalmente produzido no Japão, atualmente o Toyota Yaris é fabricado em 10 países: Japão, Brasil, China, Taiwan, Indonésia, Malásia, Paquistão, Tailândia, França e República Checa.

Na Europa a produção do Yaris começou em 2001 e desde então saíram das linhas de produção no «velho continente» 4,6 milhões de unidades do utilitário da Toyota.

Toyota Yaris vista lateral
© Toyota A primeira geração do Toyota Yaris contou com uma versão MPV, o Yaris Verso.

Aliás, o «peso» do Yaris nas vendas da Toyota na Europa ficou bem patente em 2022. No total, a gama Yaris (que inclui ainda o Yaris Cross e o GR Yaris) correspondeu a 1/3 das vendas da marca neste continente.

O utilitário nipónico conquistou uma quota de mercado de 8% do segmento, confirmando o seu papel de «peso pesado» entre os utilitários.

De “Carro do Ano” a campeão de ralis

Os 25 anos de história do Toyota Yaris estão recheados de sucessos. A primeira geração foi eleita “Carro do Ano” em 2000 na Europa, tornando-se no primeiro modelo da marca a conquistar o prestigiado galardão.

Já a segunda geração, lançada em 2005, celebrizou-se por conseguir as cinco estrelas nos testes Euro NCAP, o primeiro Yaris a fazê-lo.

Toyota Yaris vista dianteira e traseira
© Toyota A segunda geração do Toyota Yaris.

A terceira geração chegou em 2012 e foi a primeira a adotar uma motorização híbrida, uma tecnologia já na altura característica da Toyota.

Além disso, foi com esta geração do Yaris que a Toyota regressou ao mundial de ralis em 2017 e que em 2019 recuperou o título que lhe «fugia» desde 1994.

Toyota Yaris WRC
© Toyota A terceira geração do Yaris a «voar» no WRC.

Quanto à quarta (e atual geração), além da aposta na mecânica híbrida, tem-se demarcado pelo desejado GR Yaris, e por ter «acolhido» na gama uma versão crossover, o Yaris Cross.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Toyota Carina E foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal