Notícias Copen GR Sport. Este é o desportivo mais pequeno da Toyota

Kei Car

Copen GR Sport. Este é o desportivo mais pequeno da Toyota

Não tem o "poder de fogo" do GR Yaris ou do GR86, mas nem por isso o Copen GR Sport que a Toyota vende no Japão dá menos nas vistas.

Copen GR Sport
© Toyota

A gama GR Sport nunca foi tão extensa como agora, com o “tratamento especial” da Gazoo Racing a chegar a praticamente todos os modelos da Toyota.

São exemplo disso o Yaris, Yaris Cross, Corolla, C-HR e, mais recentemente, o RAV4, isto já para não falar dos “todos poderosos” GR Supra, GR Yaris e GR86, que estão num patamar totalmente distinto.

Mas há um modelo com a assinatura GR Sport que poucos conhecem e que é, porventura, um dos mais divertidos. Isto porque é um pequeno Kei Car com alma de gigante.

O que são os Kei Car?
Protagonistas da cena automóvel japonesa, os Kei Car nasceram no final da década de quarenta do século passado para garantir a mobilidade pessoal no Japão, depois da Segunda Guerra Mundial, quando o país enfrentava grandes dificuldades e o poder de compra era muito reduzido.

Falamos do Copen GR Sport, que no Japão é vendido pela Toyota mas continua a ser feito pela Daihatsu.

Não esperem que este pequeno roadster seja um desportivo puro e duro, mas apesar disso, é fiel à filosofia da Gazoo Racing e isso fica logo visível ao nível da imagem exterior.

Copen GR Sport kei car traseira
© Toyota As jantes forjadas BBS dão ao pequeno Copen uma estética vincadamente mais desportiva

Por fora destacam-se os para-choques mais desportivos e proeminentes, a dupla saída de escape na traseira e as jantes BBS, para uma imagem mais agressiva.

Já no habitáculo o que mais salta à vista são os bancos com corte desportivo da Recaro (com o logótipo da Gazoo Racing gravado), os frisos com padrão a imitar a fibra de carbono e o volante desportivo Momo, forrado a pele.

Suspensão desportiva e caixa manual

Além da imagem mais agressiva, o Copen GR Sport apresenta-se ainda com uma suspensão desportiva, para uma condução mais divertida, além de equipar uma caixa manual (em opção existe uma caixa CVT).

A NÃO PERDER: Sucessor do Toyota MR2 com motor da Suzuki e menos de 1000 kg

Quanto ao motor, não foi modificado, com o pequeno bloco de três cilindros a manter os 660 cm3 de capacidade, que é precisamente o limite legal para todos os Kei Car.

Os 63 cv de potência e os 92 Nm de binário máximo são enviados em exclusivo às duas rodas dianteiras e, sejamos sinceros, não impressionam. Mas importa não esquecer que o Copen GR Sport pesa apenas 870 kg.

Copen GR Sport kei car
© Toyota Na dianteira o maior destaque vai para o novo para-choques, agora com uma generosa entrada de ar ao centro

Um desportivo improvável

Por tudo isto, o título de modelo mais improvável a carregar o logótipo da Gazoo Racing pertence ao Copen, que desde o final de 2019 é vendido exclusivamente no Japão.

É difícil antecipar o sucesso comercial que este modelo podia ter na Europa, caso fosse vendido por cá.

Porém, se tivermos em conta que no Japão custa apenas 2,44 milhões de ienes, cerca de 16 200 euros, não é difícil imaginar que pudesse reunir algum entusiasmo no velho continente.