Notícias Tributo ao original. Renault antecipa «novo» 5 Turbo

Antevisão

Tributo ao original. Renault antecipa «novo» 5 Turbo

Com revelação pública garantida para o Salão de Paris, em outubro, este protótipo é um tributo ao Renault 5 Turbo.

Teaser Renault 5 Turbo protótipo vista traseira 3/4

A Renault continua a comemorar os 50 anos do Renault 5 e prepara-se para revelar um protótipo 100% elétrico que servirá de tributo ao icónico Renault 5 Turbo — nada a ver com o futuro hot hatch elétrico da Alpine com base no (também) futuro Renault 5.

Nos teaser revelados é possível antecipar guarda-lamas absurdamente alargados — típicos do 5 Turbo original —, a presença de uma vistosa asa traseira e ainda uma nova assinatura luminosa dianteira, com uma faixa de luz a atravessa toda aquela secção.

Para já a Renault mantém o secretismo acerca deste protótipo, sem avançar nada sobre as suas especificações, mas do pouco que conseguimos ver, parece derivar diretamente do Renault 5 Turbo original — tudo aponta para que seja um restomod…

A NÃO PERDER: E se em vez de um Renault 5 nascesse um Clio elétrico como este?

O que sabemos é que este protótipo será revelado já no próximo dia 22 de setembro, sendo depois exibido, pela primeira vez, no evento Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, nos dias 24 e 25 de setembro.

Mais tarde, a partir de 17 de outubro, será a vez de este protótipo ser revelado publicamente no Salão Automóvel de Paris de 2022, evento no qual a Razão Automóvel estará presente.

O que mais esperar do Grupo Renault em Paris?

Além deste protótipo de um Renault 5 «super-musculado», o Grupo Renault vai levar mais novidades ao Salão de Paris 2022.

Começando pela própria Renault, o destaque será a revelação de outro protótipo, que antecipará o sucessor do Renault 4L, que está previsto chegar ao mercado em 2025, mais ou menos um ano depois do Renault 5, que substituirá o Zoe.

Entre os modelos de produção, a Renault vai levar a Paris os novos Kangoo E-Tech — uma estreia —, Mégane E-Tech e, por fim, o Austral E-Tech Híbrido, modelo que fará no Salão de Paris a sua primeira revelação pública.

A Alpine também marcará presença no Salão de Paris 2022, com a estreia mundial de um novo protótipo que encarna o futuro da marca francesa e da sua estratégia desportiva.

Quanto à jovem marca de mobilidade Mobilize, esta vai dar a conhecer o Duo, uma espécie de sucessor do Twizy especialmente concebido para os sistemas de car sharing, mas também disponível com base numa subscrição.

Mobilize Duo
Mobilize Duo.

Por fim, a Dacia vai aproveitar o certame parisiense para mostrar a fase final da transformação da sua identidade visual, revelando-a em toda a gama de modelos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a Renault 4L?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

História da Renault 4L. 60 anos de aventuras. Qual foi a sua?