Notícias Renault 5 Turbo está de regresso com carroçaria em carbono e 406 cv

Restomod

Renault 5 Turbo está de regresso com carroçaria em carbono e 406 cv

Os franceses da Legende Automobiles criaram um restomod com base no Renault 5 Turbo original e o resultado é impressionante. Não concordam?

Renault-5-turbo 3
© Legende Automobile

Ficámos recentemente a saber que a Alpine vai lançar uma versão mais apimentada do próximo Renault 5 elétrico, capaz de evocar o espírito do R5 Turbo. Mas para os mais “puristas”, há outro Renault 5 Turbo a caminho… e este é movido a “octanas”.

Denominado Turbo 3, este “hot hatch” foi imaginado pela empresa francesa Legende Automobiles, que foi fundada por Alan Derosier (designer automóvel), Charly Bompas (duplo) e Pierre Chaveyriat (fabricante de carros de competição e dono da BloodMotorsport).

O objetivo deste grupo de entusiastas era simples: combinar o melhor das versões Turbo 1 e Turbo 2 do Renault 5 e criar uma proposta com tecnologia moderna, mais potente e ainda mais leve.

A NÃO PERDER: Oficial. “Hot hatch” elétrico da Alpine será um Renault 5 com 217 cv
Renault 5 turbo 3 6
© Legende Automobile

Este foi o ponto de partida para a criação do Turbo 3, um restomod que segundo os responsáveis da Legende Automobiles foi desenhado sem “nenhum compromisso financeiro” em mente.

Dito e feito. O resultado é um restomod que respeita quase na íntegra as linhas do modelo original, ainda que lhe acrescente alguns toques “modernos”, a começar logo pela assinatura luminosa em LED.

Mas uma das maiores diferenças está mesmo na composição da carroçaria, que agora é feita em fibra de carbono, para um peso ainda mais reduzido.

Renault 5 turbo 3 5
© Legende Automobile

O spoiler traseiro que ajuda a prolongar a linha do tejadilho também não passa despercebido, tal como as jantes de 16” à frente e 17” atrás. Mas são as duas ponteiras de escape quadradas, inseridas num difusor de ar que “toma conta” de quase todo o para-choques traseiro, que roubam todas as atenções.

LEIAM TAMBÉM: Renault 5 Turbo com Wankel responde a uma pergunta que ninguém fez

Mas se no exterior as linhas do modelo original foram respeitadas, no interior é quase tudo novo. Graças a isso, contamos com um painel de instrumentos digital, um volante de dois raios feito à medida e controlos (físicos) modernos para o ar condicionado de duas zonas.

Mas são os bancos desportivos muito leves, os cintos de segurança de seis pontos, a caixa sequencial com o mecanismo quase todo à mostra e a “gaiola” de segurança que mais se destacam.

Quanto ao motor, e apesar de a Legende Automobiles não ter especificado os detalhes técnicos, sabe-se que será um “motor moderno turbo de quatro cilindros” — montado em posição central — com aproximadamente 406 cv a serem enviados em exclusivo para as rodas traseiras.

Renault 5 turbo 3 3
© Legende Automobile

Esta pequena empresa gaulesa não revelou quantas unidades do Turbo 3 pretende produzir nem por quanto as vai vender. Mas a avaliar pelas primeiras imagens, não vão faltar interessados em levar um destes R5 Turbo 3 para casa, não acham?

Sabe esta resposta?
Em que ano nasceu a Renault Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais