Notícias Se tivesse havido um Renault Twizy RS seria como este?

Venda

Se tivesse havido um Renault Twizy RS seria como este?

Produzido pela Oakley Design, este Renault Twizy é inspirado no protótipo Twizy RS F1 de 2012 e esteve à procura de um novo dono em Inglaterra.

Renault Twizy F1
Trade Classics

Elétrico e pensado para as cidades, era difícil o Renault Twizy estar mais longe do universo da Fórmula 1. Ainda assim, em 2013, isso não impediu a Renault de criar um protótipo que conjuga os genes do pequeno quadriciclo e o pedigree de competição da marca francesa.

O resultado foi o Renault Twizy RS F1 (Twizy Renault Sport F1 Concept era o seu nome completo), um protótipo inspirado no mundo da Fórmula 1 ao qual não faltava sequer o sistema de recuperação de energia KERS idêntico ao usado pelos monolugares da categoria rainha do automobilismo.

Com pneus de Fórmula 1 e apêndices aerodinâmicos, o pequeno Twizy RS F1 contava com… 98 cv (o original oferece 17 cv) e era capaz de atingir os 109 km/h de velocidade máxima, acelerando, segundo a Renault, até aos 100 km/h tão depressa como o Mégane R.S. contemporâneo.

VÊ TAMBÉM: Fomos a Paris ver o pequeno e elétrico Citroën Ami. Será este o futuro dos citadinos?

O Renault Twizy à venda

Se te estás a perguntar se o Renault Twizy que aqui vês é o protótipo produzido pela Renault a resposta é não, não é.

Trata-se de um de apenas cinco exemplares do citadino francês transformados pela empresa de tuning Oakley Design para se assemelharem o mais possível ao endiabrado protótipo.

Posto isto, temos apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono, uns largos pneus Pirelli P-Zero, jantes de magnésio e um volante da OMP que sai da coluna de direção como nos Fórmula 1!

VÊ TAMBÉM: Fica a conhecer todos os pilotos portugueses que chegaram à Fórmula 1

Já no capítulo mecânico este Twizy recebeu algumas melhorias, contando com uma Powerbox que permitiu aumentar o binário dos 57 Nm originais para cerca de 100 Nm. Quanto à potência, não sabemos se viu os 17 cv aumentarem.

Com uma velocidade máxima de 80 km/h, este Renault Twizy F1 da Oakley Design está longe das prestações do protótipo que lhe serve de inspiração, mas dificilmente passa despercebido.

Renault Twizy F1
Trade Classics

Leiloado pela Trade Classics, este tinha um preço entre as 20 mil e as 25 mil libras (ente cerca de 22 mil e 25 mil euros) não tendo conseguido arranjar comprador durante o período em que decorreu o leilão. A este valor acrescentava-se ainda o aluguer mensal da bateria.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault conquistou o seu primeiro GP de Fórmula 1?