Notícias Fuga de imagens. A Renault 4L do séc. XXI vai ser assim?

Fuga de imagens

Fuga de imagens. A Renault 4L do séc. XXI vai ser assim?

A "quatrelle" do séc. XXI, 100% elétrica, será revelada oficialmente ainda este ano, a tempo de comemorar o 60º aniversário do lançamento do Renault 4L.

Renault 4Ever

E aí está ela. A prometida Renault 4L do séc. XXI foi “apanhada” no registo de patentes do Instituto Europeu de Patentes em antecipação à revelação oficial no próximo outono.

Não se trata, no entanto, do modelo de produção da nova 4L — lançamento está previsto apenas para 2025 —, mas sim do concept elaborado para fazer parte das comemorações do 60.º aniversário sobre o lançamento do Renault 4 original.

Logo, o modelo de produção poderá sofrer alterações substanciais e certamente a Renault aproveitará esta ocasião precoce para avaliar a receção deste concept que informará a futura versão de produção.

VEJAM TAMBÉM: Porque chamamos 4L ao Renault 4?
Renault 4L
Renault 4L.

A ofensiva elétrica da Renault não passará, obrigatoriamente, por um revivalismo de modelos do passado, mas após ter mostrado o 5 Prototype e agora estarmos a ver, antecipadamente, o 4Ever (ao que tudo indica, o nome deste concept), pelo menos no segmento B, onde estes dois modelos se posicionarão, é clara a aposta no estilo com “aroma” a nostalgia.

O novo Renault 4

Do que podemos ver no registo de patentes, a silhueta deste crossover elétrico é inconfundível, e é clara a influência do Renault 4. No entanto, estilisticamente, houve um esforço óbvio em não criar um desenho muito colado ao original, apostando em soluções contemporâneas que reinterpretam as do passado.

Renault 4Ever

Tal é visível na face deste Renault 4 do séc. XXI, onde apesar de manter uma frente vertical, os faróis LED, compostos por três segmentos horizontais, reinterpretam os circulares originais. Ou então, os elementos verticais na zona inferior, que fazem alusão aos suportes do para-choques do Renault 4 original.

VEJAM TAMBÉM: Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1
Renault 4Ever

De perfil destaque para o pilar C que integra um elemento trapezoidal que corresponde à terceira janela lateral da Renault 4L, mas de notar ainda a linha vermelha que separa o tejadilho da restante carroçaria, um elemento gráfico visto em primeiro no Renault 5 Prototype.

Na traseira, este novo Renault 4 mantém a disposição vertical das óticas como no modelo original, ainda que aqui estejam integradas numa área delimitada por uma moldura que as contornam e estendem-se a toda a largura do modelo — provavelmente a moldura será também iluminada, dando uma assinatura luminosa característica do modelo.

O futuro Renault 4 será, como o 5, apenas e só elétrico, com ambos os modelos a partilharem a CMF-B EV, a plataforma dedicada da Renault para os seus futuros elétricos compactos. Com a data de lançamento ainda tão afastada no tempo, nada de sabe sobre as suas características técnicas (potência ou capacidade da bateria), mas o lançamento em 2023 do Renault 5 deverá antecipar, com mais clareza, o que esperar para o futuro Renault 4.