Notícias A primeira carrinha 100% elétrica da BMW já «mexe»

Fotos-espia

A primeira carrinha 100% elétrica da BMW já «mexe»

Depois da berlina i5, a BMW prepara o lançamento da inédita i5 Touring, a primeira carrinha 100% elétrica da marca.

foto-espia BMW i5 Touring lateral
© Razão Automóvel

De repente, o futuro parece estar cheio de carrinhas 100% elétricas… Agora é a vez da futura BMW i5 Touring, «apanhada» em testes em pleno circuito do Nordschleife juntar-se a este grupo, depois de já termos visto a Audi A6 Avant e-tron em exercícios similares.

Esta é uma batalha que se prevê intensa entre os dois concorrentes de longa data e que começa antes da apresentação oficial dos dois modelos.

No caso da BMW i5 Touring, os protótipos de testes deixam ver mais, camuflando apenas a metade traseira da carroçaria. Afinal, a secção dianteira já não é segredo, pois já foi mostrada com o i5 berlina.

Na parte de trás, no entanto, os grupos óticos parecem seguir precisamente o mesmo formato dos que já conhecemos com a berlina de quatro portas.

De perfil, além da linha do tejadilho que parece revelar um teto panorâmico de grandes dimensões, a área vidrada revela contornos e características que associamos facilmente à família Touring da BMW. No entanto, podemos ver ainda uma «placa» no pilar D que esconde o contorno final da janela — sempre deixa mais uma surpresa para a apresentação oficial.

A unidade vista no circuito alemão tem o «dedo» da M, de aparência mais desportiva — sim, nem a tentativa de camuflar a letra M no «duplo rim» e junto das rodas dianteiras «despistou-nos».

foto-espia BMW i5 Touring frente
© Razão Automóvel

Apenas o formato muda

Previsivelmente, as motorizações e sistemas disponíveis para a nova BMW i5 Touring não vão ser muito diferentes daqueles que a marca já apresentou na versão de quatro portas.

Ou seja, na versão eDrive40 estará presente um motor elétrico de 250 kW (340 cv) e 430 Nm de binário, que permitirá uma autonomia máxima próxima dos 580 km.

Além deste, é de esperar uma versão M60 xDrive, mais desportiva, que nos parece ser justamente a que aparece nestas imagens. Esta surge com dois motores elétricos, capazes de oferecer 442 kW (601 cv) de potência e 795 Nm de binário.

foto-espia BMW i5 Touring frente com mala aberta
© Razão Automóvel

Em ambos os casos, a bateria terá uma capacidade de 81,2 kWh. A potências máxima de carregamento em corrente contínua (DC) será de 205 kW. Em corrente alternada (AC), os valores máximos serão de 22 kW numa ligação trifásica e de 11 kW numa monofásica.

Quando chega?

O BMW i5 berlina já se encontra em comercialização, mas a i5 Touring, que será a primeira carrinha 100% elétrica da marca alemã, só chegará aos concessionários na primavera de 2024.