Notícias Expansão europeia continua. Xpeng «aterra» na Alemanha com modelos P7 e G9

Mercado

Expansão europeia continua. Xpeng «aterra» na Alemanha com modelos P7 e G9

O mercado alemão é o próximo na lista de expansão da Xpeng na Europa. A França e o Reino Unido também estão na lista.

Versão internacional do XPENG G9 junto a contentores
© XPENG

Ainda que de uma forma bastante discreta, as operações da Xpeng no mercado europeu já começaram há cerca de três anos. Além da sua sede em Guangzhou, na China, também já conta com outra em Amesterdão, Países Baixos.

A sua expansão no «velho continente» tem sido progressiva: além dos Países-Baixos, já chegou à Noruega, Suécia e Dinamarca. Em 2024, será a vez de França, do Reino Unido e da Alemanha, onde acaba de dar os primeiros passos durante o Salão de Munique (IAA Mobility).

XPENG G9 e P7 no IAA Mobility 2023
A Xpeng é uma das marcas chinesas presentes no IAA Mobility 2023, mostrando os dois modelos — G9 e P7 — com que vai entrar no mercado alemão já em 2024

No IAA Mobility, que abriu esta semana as suas portas ao público, a Xpeng está a marcar presença com os dois modelos escolhidos para representar a marca na Europa, o SUV G9 e a berlina P7. Um mercado que se avizinha difícil, nas palavras do seu presidente, Brian Gu:

“A Xpeng está a entrar num dos mercados mais competitivos do mundo, com clientes que esperam os mais elevados padrões. Pretendemos introduzir um novo patamar de sofisticação, com uma tecnologia impressionante, capaz de definir uma nova era de mobilidade inteligente”.

Brian Gu, presidente da Xpeng

A ambição da marca chinesa passa por produzir hardware e software capaz de liderar a indústria automóvel. Para isso, a maior aposta está no desenvolvimento de uma gama de automóveis inteligentes, adaptados às necessidades do mercado.

P7 e G9

Os dois modelos para a expansão da Xpeng na Europa, a berlina P7 e o SUV G9, apontam para os mesmos segmentos onde habitam, respetivamente, os Tesla Model 3 e Model Y.

Ambos assentam na chamada plataforma “Edward” do construtor chinês — a mesma que deverá ser usada pelo Grupo Volkswagen após a parceria firmada com a Xpeng —, e tanto podem ter versões com um motor (tração traseira) e dois motores (tração integral).

O Xpeng P7 Long Range tem um motor de 203 kW (276 cv) e 440 Nm, alimentado por uma bateria de 82,7 kWh, declarando uma autonomia de 576 km (ciclo WLTP).

A versão mais potente P7 Performance, com dois motores, eleva os valores de potência e binário para os 348 kW (473 cv) e 757 Nm. O que já permite 4,1s dos 0 aos 100 km/h, mas a autonomia sofre, reduzindo para 505 km.

O Xpeng G9 Standard Range conta com um motor de 230 kW (313 cv) e 430 Nm. A bateria de 78,2 kWh que o equipa permite declarar 460 km de autonomia (WLTP). O G9 Long Range mantém o único motor, mas a bateria cresce até aos 98 kWh, aumentando a autonomia até aos 570 km.

Tal como o P7, também o G9 conta com uma versão Performance de dois motores. Este declara 405 kW (551 cv) e 717 Nm, completando o exercício de ir dos 0 aos 100 km/h em 3,9s. Associado à bateria de 98 kWh, a autonomia é de 520 km.