Notícias Histórico. BMW deixa de produzir motores a combustão na Alemanha

Motores

Histórico. BMW deixa de produzir motores a combustão na Alemanha

BMW anuncia o fim histórico da produção de motores de combustão na Alemanha. No seu lugar serão feitos motores e outros componentes para elétricos.

motor S68 do BMW 760i
© BMW

O dia 10 de novembro de 2023 ditou o final de uma era na BMW. A Fábrica de Motores da Baviera deixou de produzir motores de combustão… na Baviera, ao fim de 60 anos de produção.

O construtor alemão cumpre assim o que tinha anunciado no final de 2020, quando disse que iria deixar de produzir motores a combustão na sua principal fábrica. O último motor térmico a sair desta fábrica foi um V8. Brevemente, daqui, apenas serão produzidos motores e automóveis elétricos.

Motor V8 biturbo
V8 biturbo (S63) do BMW M5 CS

Não é o fim dos motores de combustão na BMW

O fim da produção de motores de combustão na Alemanha não significa, no entanto, o fim dos motores de combustão na BMW. O construtor alemão tem sido um dos poucos a não marcar no calendário o fim do motor de combustão.

A BMW vai continuar a assegurar a sua produção de motores de combustão — incluindo os V8 — através das suas fábricas no Reino Unido e na Áustria.

Apesar disso, esta decisão e investimento é mais uma prova de que o futuro na BMW e no Grupo BMW irá «passar» obrigatoriamente pelo elétrico.

No Salão de Munique, ocorrido no último mês de setembro, a BMW apresentou o Vision Neue Klasse, que antecipa uma nova geração de (sobretudo) modelos elétricos, que a marca espera que a redefina à semelhança do que o Neue Klasse original fez há cerca de 60 anos.

O que acontece aos 1200 trabalhadores?

O fim de produção nesta fábrica de motores de combustão, no entanto, não significa o fim dos 1200 postos de trabalho existentes. A marca assegura que os trabalhadores irão passar por uma reconversão profissional, onde irão desenvolver competências na área dos sistemas e motores elétricos.

Alguns destes trabalhadores irão também ser transferidos para outras áreas. A adaptação das instalações vai necessitar de um investimento de cerca de 400 milhões de euros.