Notícias À imagem do original. Designer imagina futuro Honda NSX

Design

À imagem do original. Designer imagina futuro Honda NSX

O designer Ulises Morales já imagina um novo Honda NSX e a influência do original na sua proposta não podia ser mais evidente.

Honda NSX vista frente
© Ulises Morales

A segunda geração do Honda NSX viu a sua produção terminar a 16 de novembro de 2022, no Ohio, EUA, com a saída do último Type S da linha de produção. Haverá um sucessor?

Tudo aponta que sim e a própria Honda não se coibiu de o promover quando revelou planos para um futuro seu elétrico, acompanhado por silhuetas de muitos SUV, mas também por algo muito mais baixo e largo como se fosse… um novo NSX.

Não sabemos a quantos anos de distância está esse novo superdesportivo, mas considerando o contexto em que foi revelado — 30 modelos elétricos até 2030 —, sabemos que o futuro Honda NSX prescindirá dos préstimos de um V6 e será 100% elétrico.

LEIAM TAMBÉM: Novo Honda NSX a caminho? Sim, mas será 100% elétrico

Como será a sua aparência?

Na ocasião a Honda mostrou um modelo (virtual) coberto por um pano, mas duvidamos que o design do novo modelo já esteja 100% fechado — o mais certo é o projeto ainda não ter «arrancado» — o que permite dar «asas» à imaginação aos designers como podemos ver nesta proposta independente de Ulises Morales, um designer residente em Turim, Itália.

E como podemos ver, Morales foi buscar ao NSX original — que o próprio considera um modelo icónico — os ingredientes chave para o Honda NSX do futuro.

É evidente a ligação entre o NSX original e a proposta de Morales. Temos uma silhueta com três volumes distintos e proporções típicas de um automóvel com motor central traseiro (apesar de sabermos que será elétrico); uma «bolha» de vidro para o volume do habitáculo; e uma reinterpretação do elemento mais icónico do NSX, a sua asa traseira que aqui continua a integrar parte da iluminação.

Apesar de muito evocativo, a proposta deste designer atualiza as premissas visuais chave do NSX original, resultando numa máquina de aspeto mais contemporâneo e «musculada», mas simultaneamente de linhas fluídas e a «figura» de supercarro que esperamos de um NSX.

Honda NSX vista de topo traseira 3/4
© Ulises Morales
Não deixa de ser um exercício interessante comparar esta proposta com a geração que recentemente cessou funções. A segunda geração do NSX parece ter «esquecido» as premissas visuais do antecessor, apresentando um design distinto e, na opinião de muitos, mais anónimo e incapaz dos mesmos níveis de coesão e assertividade do original.

LEIAM TAMBÉM: 1990 Nissan Pulsar GTI-R leilões JDM 1

Ulises Morales não nos diz nada sobre as especificações imaginadas para o «seu» novo NSX, mas, de forma algo intrigante, mostra uma preocupação pouco habitual com a funcionalidade do desportivo japonês.

Tal como podemos ver nas duas caixas de maçãs colocadas na aparentemente muito espaçosa bagageira dianteira…

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Honda NSX Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda