Notícias Até “voa”! Mercedes-AMG GT Black Series é o mais rápido no “Inferno Verde”

Recorde

Até “voa”! Mercedes-AMG GT Black Series é o mais rápido no “Inferno Verde”

A suspeita foi oficialmente confirmada: o Mercedes-AMG GT Black Series tornou-se no carro de produção mais rápido no Nürburgring-Nordschleife.

Mercedes-AMG GT Black Series Ver vídeo

Impressionante é o que podemos afirmar do feito do Mercedes-AMG GT Black Series no Nürburgring-Nordschleife. Não é todos os dias que vemos um carro com motor dianteiro “bater” outros com motor central traseiro e traseiro, mais aptos a este tipo de feitos; assim como o recorde foi obtido com temperaturas bastante baixas — 7 ºC de temperatura exterior e 10 ºC de temperatura no asfalto —, com partes da pista não totalmente secas.

Mesmo assim, o GT Black Series conseguiu um tempo oficial de 6min43,616s, menos 1,36s que o anterior detentor do recorde, o Lamborghini Aventador SVJ, ambos obtidos na versão “curta” de 20,6 km do circuito alemão.

Desde 2019, porém, foram introduzidas novas regras para obter tempos oficiais no Nürburgring. A principal é a inclusão dos 232 m da pequena reta na secção T13 do circuito — ou seja, a linha de partida passou a coincidir com a linha de chegada —, pelo que a distância de uma volta subiu para os 20,832 km. Neste caso, o tempo obtido pelo GT Black Series é de 6min48,047s, que servirá de referência para os futuros pretendentes — o Aventador SVJ conseguiu o recorde em 2018, sem nunca ter sido testado ao abrigo das novas regras.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG GT 63 S 4 portas é a berlina executiva mais rápida no Nürburgring

O setup ideal para o “inferno verde”

Não foi apenas a potência adicional do Mercedes-AMG GT Black Series — o V8 twin turbo tem agora 730 cv — que lhe garantiu o recorde. O desportivo alemão vem, de série, com a possibilidade de ajustar uma série de parâmetros ao nível do chassis e aerodinâmica, além do controlo de tração. Os pneus usados são também os que vêm de série: Michelin Pilot Sport Cup 2 R MO, de composto suave.

Maro Engel, piloto que corre com os Mercedes-AMG GT GT3, foi quem esteve aos comandos do GT Black Series na obtenção deste recorde e este foi o setup ou configuração que ele usou:

  • Splitter dianteiro: posição Race;
  • Lâminas da asa traseira: posição intermédia;
  • Suspensão coilover adaptativa: 5 mm mais baixa à frente e 3 mm atrás para potenciar o efeito venturi do difusor dianteiro;
  • Camber ajustado para os seus valores máximos: -3,8º no eixo dianteiro e -3,0º no eixo traseiro;
  • Barras estabilizadoras ajustáveis: posição mais firme possível;
  • Controlo de tração AMG: das nove posições possíveis, Engel recorreu às 6 e 7, dependendo da secção da pista.

Não será difícil imaginar um ou outro proprietário do GT Black Series que seja mais aventureiro e tentar “atacar o inferno verde” com a mesma configuração do piloto.

Mercedes-AMG GT Black Series e Maro Engels
Maro Engel com o novo recordista do circuito de Nürburgring-Nordschleife.

"Foi uma volta realmente impressionante. Com velocidades de 270 km/h na secção de Kesselchen e mais de 300 km/h na longa reta de Döttinger Höhe, o AMG GT Black Series é significativamente mais rápido que o meu carro de GT3. Para conseguir dar uma volta no Nordschleife em 6min48,047s com um carro de produção nestas condições na pista é realmente espantoso. Tal como o meu carro de GT3, o AMG GT Black Series oferece a possibilidade de muitos ajustes, os quais possibilitaram-me criar uma configuração à minha medida".

Maro Engel
VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG GT Black Series (730 cv). Testámos a FUNDO o V8 mais potente da AMG

Uma máquina impressionante

Não é novidade nenhuma que o Mercedes-AMG GT é uma máquina impressionante, sobretudo nestas versões mais focadas. Já o tínhamos constatado no anterior GT R — um ABUSO de carro —, mas o GT Black Series eleva tudo a um outro patamar. Algo que o Diogo Teixeira pode comprovar em primeira mão quando teve oportunidade de o testar no circuito de Lausitzring, tendo não outro que Bernd Schneider como anfitrião.

Uma experiência incrível, uma máquina fantástica e o vídeo com mais sonoros “beeps” na história dos vídeos da Razão Automóvel. Imperdível:

Sabe esta resposta?
Qual a potência do BMW M235i xDrive?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Senhor «certinho». Ao volante do BMW M235i xDrive Gran Coupé 306 cv