Notícias Pininfarina Battista. Nada é mais rápido até aos 100 km/h

Recordes

Pininfarina Battista. Nada é mais rápido até aos 100 km/h

Bem menos de dois segundos: o Pininfarina Battista é o automóvel de produção mais rápido de sempre nos 0 aos 100 km/h.

Pininfarina Battista em circuito

Nem Tesla Model S Plaid, nem Lucid Air Sapphire, nem o «irmão» croata Rimac Nevera: o automóvel de produção mais rápido dos 0 aos 100 km/h de sempre é o Pininfarina Battista.

Já sabíamos que este hiperdesportivo elétrico era rápido, mesmo muito rápido, até porque já tivemos oportunidade de o conduzir, mas estávamos longe de adivinhar o quão verdadeiramente rápido ele é.

O Battista é atualmente o carro homologado para a estrada mais rápido do planeta a cumprir o sprint até aos 100 km/h: precisa apenas de 1,79s — sim, leram bem! —, o que é menos que os 1,97s anunciados pelo Rimac Nevera, modelo com o qual este “hiper elétrico” italiano partilha quase tudo.

A NÃO PERDER: O primeiro Rimac Nevera foi entregue. O seu dono? Nico Rosberg
Pininfarina Battista

Já as 120 mph (193 km/h) são alcançados em apenas 4,49s e os 300 km/h chegam em menos de 12s, com a velocidade máxima a estar fixada nos 350 km/h, um registo notável, mas bem abaixo dos 412 km/h anunciados pelo “irmão” croata, o Nevera.

Para alcançar estes números o Pininfarina Battista recorre a quatro motores elétricos, um por roda, que geram um rendimento máximo de 1397 kW ou 1900 cv (menos 12 cv do que o Nevera) e 2300 Nm de binário máximo.

Pininfarina Battista

São números impressionantes — que fazem deste o automóvel italiano em série mais potente de sempre —, tal como o preço que a Pininfarina pede por cada uma das 150 unidades que serão construídas: 2,5 milhões de euros já com impostos.

LEIAM TAMBÉM: Onde é que isto vai parar? Números do Lucid Air Sapphire anunciados

A produção arrancou no passado mês de julho e as primeiras entregas a clientes já começaram. Pelo meio a fabricante italiana levou-o ao Autódromo do Dubai e mostrou o que ele é capaz no seu habitat natural:

Sabe esta resposta?
Qual a potência do novo Abarth 695 Rivale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Abarth 695 Rivale em vídeo. 70 anos depois ainda faz sentido?