Notícias Onde é que isto vai parar? Números do Lucid Air Sapphire anunciados

Elétricos

Onde é que isto vai parar? Números do Lucid Air Sapphire anunciados

Quando pensamos numa velocidade máxima de 330 km/h o último modelo que imaginamos é uma berlina executiva. Já não precisamos de imaginar. O Lucid Air Sapphire existe mesmo.

A eletrificação está a redefinir o setor automóvel. Mês após mês, ficamos a conhecer novos modelos que nos obrigam a colocar em perspectiva a barreira que separa os automóveis familiares dos superdesportivos.

Esta barreira nunca foi tão ténue — basta recordar os números do novo Smart #1 Brabus. E os exemplos sucedem-se. A Lucid Motors acaba de divulgar os números e especificações da sua berlina elétrica, o Lucid Air Sapphire.

Estamos a falar de uma berlina executiva, equipada com três motores elétricos com uma potência total combinada que poderá superar, de acordo com a marca, os 1200 cv de potência máxima.

A NÃO PERDER: Oficial. O Rimac Nevera é o elétrico mais rápido do mundo
Lucid Air Sapphire
A velocidade máxima do Lucid Air Sapphire está limitada a 330 km/h. Nem o Tesla Model S Plaid o consegue acompanhar.

Números que impressionam (muito)

Agora que o Lucid Air Sapphire está a entrar na fase final de desenvolvimento, a marca decidiu divulgar os números que o colocam no topo da «cadeia alimentar» das berlinas elétricas.

Segundo a marca, o Lucid Air Sapphire é capaz de cumprir os 0-96 kmh em apenas 1,89 segundos. Os 0-160 kmh cumprem-se nuns igualmente impressionantes 3,87 segundos.

Portanto, estamos a falar de um território que até agora estava reservado aos hipercarros de última geração.

Comparando estes valores com os do Tesla Model S Plaid, o Air Sapphire é 0,1 segundos mais rápido (dos 0-96 kmh) e 8 km/h mais veloz em termos de velocidade de ponta.

Um dragster que sabe curvar?

De acordo com a marca, o Lucid Air Sapphire não é apenas um míssil em linha reta.

Em comunicado, a Lucid Motors afirma que o Air Sapphire foi capaz de registar tempos em pista “significativamente mais rápidos que muitos desportivos de renome”.

O segredo foi não apostar somente na potência máxima dos três motores elétricos. Bem pelo contrário, o trabalho em termos de suspensões e chassis também foi profundo.

O Lucid Air Sapphire tem um acerto de suspensão específico, com molas dianteiras e traseiras mais rígidas, amortecedores específicos desta versão, elementos elásticos mais rígidos e um ajuste exclusivo para o ABS, controlo de tração, estabilidade e direção.

Em termos de travagem, o Lucid Air Sapphire recorre a travões carbo-cerâmicos.

Lucid Air Sapphire
Os dois motores elétricos montados no eixo traseiro conseguem simular um diferencial autoblocante e assim aumentar a agilidade e tração em todas as situações.

O Lucid Air já é comercializado nos EUA e brevemente chegará também ao mercado europeu. Quanto a esta versão mais desportiva, o número de unidades será limitada e as primeiras serão entregues no segundo semestre de 2023.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208