Notícias Carros inundados no mercado de usados. Em Portugal informação é confidencial

Mercado

Carros inundados no mercado de usados. Em Portugal informação é confidencial

Para onde vão as dezenas de carros inundados nas últimas cheias, ou os milhares de automóveis acidentados em Portugal? A resposta poderá ser: a sua garagem.

Carros inundados
bartsadowski / Adobe Stock

Comprar um carro usado em Portugal pode ser um «tiro no escuro». No nosso país, a lista de salvados técnicos — veículos acidentados cuja reparação supera 70% do valor atribuído pela seguradora — não é pública.

São veículos que, em alguns casos, podem até ser reparados e regressar à sua condição original, mas que para as seguradoras já não têm um valor que justifique a sua reparação.

Falamos de veículos envolvidos em acidentes de viação, cheias ou até mesmo incêndios, que após as devidas reparações podem retomar ao mercado de usados, prontos a circular.

LEIAM TAMBÉM: Vendi o meu carro. O que acontece ao seguro?

Carro inundado
A APS (Associação Portuguesa de Seguradores) reporta um valor 18,6 milhões de euros em indemnizações relativas às inundações ocorridas na Área Metropolitana de Lisboa, entre os dias 7 e 16 de dezembro. Desse total, 15% — o mesmo que 2,79 milhões de euros — correspondem a seguros multirriscos automóveis. nedomacki / Adobe Stock
Contudo, em Portugal, esse regresso ao mercado pode acontecer sem conhecimento prévio do consumidor relativamente ao histórico da viatura. Uma questão ainda premente quando as reparações não são devidamente realizadas e não devolvem ao veículo as suas características originais.

Um cenário que contrasta com outros países europeus, onde é possível aceder ao histórico de acidentes e ocorrências do veículo. Uma lista que em Portugal existe apenas na base de dados das seguradoras.

Posso saber se um carro foi inundado ou acidentado?

Em virtude das cheias que ocorreram em Portugal nas últimas semanas, e dos muitos carros inundados, chegaram à Razão Automóvel vários pedidos de esclarecimento. “É possível saber se o carro que vou comprar esteve inundado?”, tem sido uma das dúvidas mais recorrentes entre os nossos leitores.

Devolvemos a questão à Associação Portuguesa do Comércio Automóvel (APDCA):

“A APDCA, na sua qualidade de Associação que representa em exclusivo o setor do Comércio de Automóveis de usados, há dois anos que tem vindo a sensibilizar o Governo e as diferentes Bancadas Parlamentares para a necessidade de tornar pública a lista de salvados. A bem da transparência que sempre defendemos e para que estas listas não se “percam” nos meandros das empresas seguradoras”.

Nuno Silva, Presidente da APDCA
LEIAM TAMBÉM: Danifiquei o meu carro num buraco da estrada. O que posso fazer?

Contactada também pela Razão Automóvel, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) remeteu mais esclarecimentos para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT):

Esta informação não compete às seguradoras, até porque muitos veículos sinistrados convertidos em salvados técnicos não são sequer indemnizados pelo seguro, por ausência de cobertura.

Associação Portuguesa de Seguradores

Lista de salvados “pública e de fácil consulta”

Segundo a APDCA, a lista de salvados técnicos devia ser “pública e de fácil consulta”. No entanto faz uma ressalva: os dados relativos aos proprietários devem ser excluídos desta lista.

LEIAM TAMBÉM: “Caixa negra” obrigatória nos automóveis novos a partir de 2022. Que dados vai recolher?

Para a APDCA “esta solução evitaria situações em que um automóvel dado como salvado técnico fosse recuperado, posto a circular e vendido. O conhecimento prévio da situação do veículo por parte dos comerciantes e consumidores evitava assim cenários atentatórios do bom nome das empresas e dos interesses do consumidor”, terminou a APDCA em resposta à Razão Automóvel.