Notícias Este é o novo logótipo da Toyota. Consegues ver onde está a diferença?

Design

Este é o novo logótipo da Toyota. Consegues ver onde está a diferença?

Para fazer face a um mundo cada vez mais digital, também a Toyota reformulou a sua identidade visual e o seu logótipo. As razões por detrás da mudança.

Toyota logótipo 2020

A Toyota apresentou a sua nova identidade visual de marca na Europa, onde se destaca uma nova versão do logótipo e letra da marca — lançado originalmente em 1989.

Como temos visto noutras marcas, como a BMW ou a Nissan, o objetivo desta reformulação passa por melhorar a comunicação com os seus clientes que cada vez mais preferem o digital e o mobile, assim como marcar a transição da Toyota de empresa de produção de automóveis para uma, mais universal, de mobilidade.

A nova identidade visual, quer comunicar “simplicidade, transparência e modernidade”, e para o conseguir foi concebida com base em quatro princípios-chave: imagem vanguardista, de topo, vocacionada para o mobile, e ultra consistente em todas as unidades de negócios e submarcas.

VÊ TAMBÉM: Já sabemos quanto custa o Toyota GR Yaris em Portugal

O símbolo das três elipses é idêntico ao que já conhecíamos, mas a nova versão é agora bidimensional — mais fácil de integrar e ler no digital —, e perde também a associação à palavra Toyota, algo que a marca japonesa justifica com o reconhecimento do símbolo, “pois o emblema é reconhecido em toda a Europa”.

A coincidir com a alteração do logótipo, estão a ser implementadas outras alterações, como a identificação do programa de usados Toyota Plus, que passa a ser identificado como Toyota Usados de Confiança.

"Desenvolvemos a nova identidade visual da marca a pensar no 'amanhã'. O nosso foco era conseguir uma ligação aos clientes cada vez melhor, permitindo que eles acompanhassem a rápida expansão de veículos eletrificados da Toyota, serviços de mobilidade e venda on-line."

Didier Gambart, Vice-Presidente de Vendas, Marketing & Experiência do Cliente na Toyota Motor Europe
VÊ TAMBÉM: As razões por detrás do novo logótipo da Volkswagen

O lançamento europeu da nova identidade visual iniciou-se a 20 de julho, mas arrancará, ao nível do produto, com o lançamento da nova geração do Toyota Yaris.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro carro japonês a conquistar um título no WRC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota que acabou com o domínio europeu no Mundial de Ralis