Citroën muda de logótipo e recupera o original de 1919

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Indústria

Citroën muda de logótipo e recupera o original de 1919

A Citroën tem uma nova identidade de marca e um novo logótipo que vamos começar a ver nos modelos a partir de meados de 2023.

A Citroën apresentou esta terça-feira a sua nova imagem corporativa e um novo logótipo que assinalam um novo capítulo da história centenária da marca francesa.

Este novo logótipo reinterpreta o original de 1919 e torna-se na décima evolução durante os 103 anos da marca do Double Chevron, que com esta nova assinatura promete “uma era de aceleração ousada, inclusiva e emocional para as soluções de mobilidade” e para “o seu relacionamento com os clientes”.

Esta evolução da imagem vai surgir, de forma gradual, no ambiente digital, nos concessionários e a nível institucional, sendo que a estreia terá lugar num protótipo a apresentar no final de setembro. A partir de meados de 2023 também surgirá em todos os novos modelos da marca.

A NÃO PERDER: Citroën Ami ganha um sistema de infoentretenimento e um botão
Logótipos citroen
A evolução do logótipo da Citroën ao longo dos anos.

Viagem ao passado

O novo visual reinterpreta o logótipo original adotado pelo fundador da marca, André Citroën, que se inspirou no sucesso da sua primeira empresa metalomecânica que produzia sistemas de engrenagens no formato de chevron (em “v” ou em “espinha”), o que resultou no icónico “Double Chevron” que ainda temos hoje.

Este novo emblema sinaliza a transição e a evolução da Citroën para uma nova era, numa altura em que a marca francesa “acelera a sua missão de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos”.

Numa altura em que provavelmente embarcamos no capítulo mais emocionante da nossa ilustre história de 103 anos, este é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual, moderno e contemporâneo. A nossa nova identidade é um elegante símbolo de progresso, à medida que movemos os nossos clientes fisicamente em veículos ousados e virados para o futuro, que desafiam as regras tradicionais da indústria, e garantindo emocionalmente que toda a sua experiência – em especial na transição elétrica – é a mais acessível, confortável e agradável, independentemente do que quiser e precisar.

Vincent Cobée, diretor executivo da Citroën

 

Nova identidade também revelada

Para apoiar o novo logótipo oval vertical foi desenvolvido um novo e abrangente programa de identidade corporativa, cujo objetivo é “expressar elementos inspirados em marcas não-automóveis de caráter mais intimista, incluindo os cosméticos e o vestuário, de modo a transmitir uma expressão mais calorosa da Marca, mais fácil para o olhar quando experimentada em diferentes configurações”.

Em paralelo a Citroën está ainda a desenvolver uma nova linguagem animada — já com esta nova identidade integrada — para usar dentro dos seus veículos, nos vários ecrãs, e também na My Citroën App, para que a experiência de utilização seja mais rica e, acima de tudo, mais coerente.

O novo logótipo e a nova identidade corporativa combinam-se numa nova assinatura de marca a que a Citroën apelida de “Nothing Moves Us Like Citroën”, algo que podemos traduzir como “Nada Nos Move Como a Citroën”.

Desenvolvida pela equipa de design da Citroën, a nova identidade da Citroën resultou da experiência do Stellantis Design Studio, a agência de design interna da Stellantis.

Sabe responder a esta?
Qual era a potência do Citroën Xantia Activa V6?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris

Mais artigos em Notícias