Notícias Novo Porsche Macan elétrico já carrega em Portugal

Fotos-Espia

Novo Porsche Macan elétrico já carrega em Portugal

O novo Porsche Macan elétrico chega em 2024. Até lá, continuam os testes em condições reais que tiveram Portugal como um dos destinos.

Porsche Macan elétrico

A imagem em destaque parece-vos familiar? É normal que assim seja. Trata-se de uma das áreas de serviço localizadas na A2, nomeadamente a área de serviço de Grândola.

Foi no posto de carregamento desta área de serviço que um leitor da Razão Automóvel — obrigado Nuno — apanhou dois protótipos do novo Porsche Macan elétrico a recarregar as baterias.

Tirando alguns autocolantes, proteções nos grupos óticos e restos de fita cola, este é o Porsche Macan que estamos prestes a conhecer.

Porsche Macan elétrico
A equipa de testes da Porsche aguardando o carregamento do Macan num dos postos nacionais da rede Mobi-e

Tal como aconteceu há cerca de um mês com o Volvo EX30, Portugal voltou a ser um dos locais escolhidos para testar as especificações finais de um modelo 100% elétrico antes do início da produção.

Testes seguem a bom ritmo

Não é a primeira vez que o novo Porsche Macan elétrico é apanhado em testes. A Razão Automóvel já tinha publicado imagens deste modelo perto das imediações da fábrica da alemã.

Protótipo do Porsche Macan elétrico em testes visto de frente
© Razão Automóvel Novo Porsche Macan elétrico perto da fábrica da marca alemã.

Mas agora, há medida que o arranque da produção se aproxima, mais os testes se afastam do ponto inicial. Quanto às especificações, há mais certezas do que dúvidas.

O que já sabemos sobre o novo Porsche Macan

O habitáculo do novo Porsche Macan também herdará do Taycan soluções idênticas ou muito similares. O painel de instrumentos curvo, por exemplo, é uma delas.

O comando da caixa de velocidades também está do lado direito da coluna da direção e na consola central marcará presença um novo monitor destinado às funções da climatização.

Fotos-espia-Porsche-Macan

O mais compacto dos SUV da Porsche vai estrear a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), com uma arquitetura de 800 V, desenvolvida em parceria com a Audi.

Podem conhecer melhor alguns dos segredos da PPE no nosso primeiro contacto ao (ainda camuflado) Q6 e-tron, o «primo» do novo Macan:

O novo Macan eletrico promete contar só com versões de tração às quatro rodas, o que implica uma configuração de dois motores (um por eixo). O motor traseiro, curiosamente, vai ficar posicionado atrás do eixo traseiro — a lá 911 —, e vai ser do tipo síncrono com ímanes permanentes.

Não sabemos as especificações finais, mas os modelos com base PPE vão poder ter até 450 kW (612 cv) de potência e mais de 1000 Nm de binário máximo.

A bateria de iões de lítio (NMC ou níquel, manganês e cobalto) terá cerca de 100 kWh de capacidade e será a mesma para todos os Macan.

Graças ao sistema elétrico de 800 V vai permitir potências de carregamento superiores aos 270 kW do Taycan. A Porsche refere que não serão precisos 25 minutos para que o estado de carga da bateria passe dos 5% para os 80%.

SUV, elétrico, mas ainda é um Porsche

Pode ser um SUV e, certamente, vai ser mais pesado que o Macan a combustão — «culpem» a bateria —, mas vai continuar a ser um Porsche. E por isso, as expetativas são altas na forma como o novo Macan se irá comportar.

A Porsche já abriu parte do jogo ao referir que o novo Macan elétrico contará à frente com um esquema de duplos triângulos sobrepostos à frente e um multilink atrás. E nas imagens é possível ver que também contará com um eixo traseiro direcional.

© Razão Automóvel Nesta imagem é possível ver o sistema de quatro rodas direcionais a funcionar, uma novidade no Macan.

O Porsche Torque Vectoring Plus (vetorização do binário) será de série nos Macan mais potentes e terá suspensão adaptativa (PASM) que vai poder ser combinada com suspensão pneumática ou molas de aço.

Por fim, poderá ser equipado com jantes até 22″ e a marca refere que as diferenças na largura dos pneumáticos à frente e atrás será bastante pronunciada, sobretudo nos Macan mais potentes.

Não sabemos ainda a composição da gama, mas Michael Steiner, responsável pelo departamento de investigação e desenvolvimento da Porsche, diz que o novo Macan terá uma gama mais ampla que o Taycan.

Quando chega o Porsche Macan elétrico?

As datas de apresentação e chegada ao mercado do Porsche Macan elétrico ainda não estão totalmente definidas, mas tudo aponta para 2024.

No entanto, o facto de já existirem unidades em circulação quase sem camuflagem, abre a possibilidade da revelação ser já este ano. No Salão de Munique em setembro, talvez?