Notícias Hyundai IONIQ 5 N mostra que sabe «derreter pneus» nas mãos do Rei do Drift

Vídeos

Hyundai IONIQ 5 N mostra que sabe «derreter pneus» nas mãos do Rei do Drift

O lendário piloto japonês Keiichi Tsuchiya, conhecido por Drift King, ficou rendido ao IONIQ 5 N, o primeiro elétrico de alta performance da Hyundai.

As expectativas para o IONIQ 5 N são elevadas, afinal este é o primeiro automóvel elétrico de alta performance da Hyundai. No entanto, a nova versão N continua a surpreender, mostrando que quer afirmar-se como um dos 100% elétricos mais divertidos que o dinheiro pode comprar.

Desta vez, depois de uma exibição no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, a Hyundai entregou o IONIQ 5 N ao lendário piloto japonês Keiichi Tsuchiya, conhecido por Drift King (ou Rei do Drift, em português), que o levou ao limite num evento realizado na Austrália.

Tsuchiya admitiu que não esperava muito. No entanto, rapidamente mudou de opinião, dizendo que “esta é a primeira vez que conduzo um automóvel elétrico que consegue fazer drift“.

“A agilidade foi o que mais me surpreendeu, o que é impensável num carro com 2200 kg” afirmou o piloto, depois de dizer que durante a prova em pista tinha ficado com a sensação de que o carro pesava entre 1800 e 1900 kg e que só confirmou o valor final mais tarde, quando chegou às boxes.

A avaliar pelo vídeo divulgado pela divisão N da Hyundai, Tsuchiya não teve grandes problemas em colocar o IONIQ 5 N a «andar de lado», brindando-nos com derrapagens longas, controladas e divertidas. Além disso, o sorriso que tinha quando saiu do carro e tirou o capacete não engana.

Hyundai IONIQ 5 N Drift traseira
© Hyundai N (Youtube)

O Hyundai mais potente de sempre

Recorde-se que o IONIQ 5 N assume o título de Hyundai mais potente de sempre, declarando 478 kW ou 650 cv de potência no modo Boost. Mesmo quando este não é ativado são 448 kW ou 608 cv de potência, suplantando sempre os 585 cv do «primo» Kia EV6 GT:

Estes números são cortesia de dois motores elétricos, um por cada eixo, sendo o traseiro o mais potente — 226 cv contra 383 cv e 238 cv contra 412 cv em Boost —, dando pistas sobre o caráter dinâmico deste «monstro».

Naturalmente, isto resulta em performances muito sérias: os 100 km/h são despachados em apenas 3,4s e a velocidade máxima está fixada nos 260 km/h.

Mas há mais…

A somar à ficha técnica impressionante, o Hyundai IONIQ 5 N ainda apresenta outros argumentos, a começar logo na funcionalidade N e-Shift, que simula uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades de forma… virtual.

Este sistema simula passagens de caixa — há patilhas atrás do volante para o fazer manualmente — através do controlo de saída de binário dos motores elétricos. E até é capaz de simular o pequeno solavanco entre mudanças.

Além disso, há ainda a funcionalidade N Active Sound +, que emula a sonoridade dos motores de combustão e pode transmitir, através de 10 altifalantes (oito internos e dois externos), o «ronco» do 2.0 Turbo do i30 N até às 8000 rpm.