Notícias Vejam como funciona. Esta scooter da Honda dobra-se e cabe no carro

Arranque a frio

Vejam como funciona. Esta scooter da Honda dobra-se e cabe no carro

A Honda Motocompacto recria a ideia de um projeto dos anos 80, cheio de vontade de resolver diversos problemas básicos de mobilidade.

No início dos anos 80, a Honda surpreendeu muita gente com a sua scooter mais pequena de sempre. Tinha um motor a gasolina de 50cc e podia ser dobrada para se arrumar no porta-bagagens de um carro.

Quatro décadas depois, os engenheiros americanos da marca fizeram renascer esta ideia com a interpretação moderna da Motocompo. Agora, a scooter é 100% elétrica e chama-se Honda Motocompacto.

Dizem as más línguas que esta scooter é quase tão rápida como a RC213V 2023 com que Marc Márquez disputa o mundial de MotoGP

Agora, o seu motor é 100% elétrico, têm uma potência de 490W (0,66 cv) e 16 Nm de binário, suficientes para alcançar os 24 km/h de velocidade máxima e percorrer quase 20 km. Numa tomada americana de 110V é possível carregar a bateria em 3,5 horas.

Em termos de dimensões, a Honda Motocompacto tem um comprimento de 96,8 cm, uma altura de 89 cm e uma largura de 43,7 cm. No entanto, depois de dobrada, estes valores passam para 74,2 cm de comprimento, 53,3 de largura e apenas 9,4 cm de largura. O peso é inferior a 19 kg.

A chegada aos concessionários da Honda e Acura está prevista para novembro, com um preço abaixo dos mil dólares (936 euros). Sobre uma eventual chegada à Europa, infelizmente, ainda não há informações disponíveis.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.