Notícias Chama-se Ludmilla (pelo menos para já…) e esconde o próximo elétrico da Porsche

Antevisão

Chama-se Ludmilla (pelo menos para já…) e esconde o próximo elétrico da Porsche

Sim, leram bem, chama-se mesmo Ludmilla e é um dos protótipos de teste do futuro Porsche Macan. Um SUV 100% elétrico que chega em 2024.

Porsche Taycan, 911, Macan ou Cayenne. Estes são os nomes que normalmente associamos aos modelos da Porsche.

Pois, mas estes são os modelos de produção… para os protótipos de teste a história é outra. Os engenheiros da Porsche dão apelidos aos modelos que servem de «laboratório» aos futuros modelos da marca.

Mas porquê Ludmilla? Nós também questionámos os responsáveis da Porsche durante o evento em que estivemos lado a lado com este protótipo. Uma apresentação que decorreu em Itália, durante a apresentação do Porsche 99X. Mas não houve uma resposta oficial.

Ainda assim, este não é único mistério da Ludmilla, como veremos mais adiante neste artigo.

A NÃO PERDER: Porsche 911 Dakar. Tudo sobre o 911 todo o terreno
Porsche Ludmilla Macan
Este protótipo foi usado em todos os testes realizados em gravilha e também na neve. © Miguel Dias / Razão Automóvel

Empatia e proximidade

Aquilo que ficámos a saber é que todos os protótipos de desenvolvimento da marca são batizados com nomes próprios.

Segundo a equipa de engenheiros da marca, foi a forma encontrada para criar uma relação mais próxima e empática com os protótipos. “Passamos meses e meses na companhia destes protótipos, por vezes em condições de testes muito difíceis. É quase impossível não nos apegarmos a eles. Às vezes até nos custa submetê-los aos testes mais duros ”, revelou-nos um dos engenheiros da marca à margem da apresentação.

Adeus Ludmilla. Olá Porsche Macan

Este protótipo em particular, a Ludmilla, foi usada em todos os testes realizados em gravilha e também na neve, realizados há poucos meses. Agora foi «reformada» e ficamos um passo mais perto de assistir à chegada do segundo modelo 100% elétrico da Porsche, o novo Macan.

Porsche Ludmilla Macan
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Só chega em 2024

Prevista inicialmente para 2023, a segunda geração do Porsche Macan, que será exclusivamente elétrica, foi adiada para 2024.

LEIAM TAMBÉM: Porsche 99X. A nova «arma» de António Félix da Costa na Fórmula E

Na base deste adiamento estão os problemas de desenvolvimento da plataforma de software E3 1.2 por parte da Cariad, a divisão de software do Grupo Volkswagen — uma das razões apontadas para a demissão de Herbert Diess, o ex-diretor executivo do grupo alemão.

E isto porque este é um dos Porsche mais importantes dos próximos anos, uma vez que estreia a plataforma PPE (Premium Platform Electric), que é específica para elétricos e que a Porsche desenvolveu a meias com a Audi — o Q6 e-tron será o primeiro da marca a usufruir da nova plataforma.

Plataforma PPE Porsche
Plataforma PPE

É sobre esta plataforma que vai recair grande parte da responsabilidade de tornar a Porsche numa marca maioritariamente eletrificada — já em 2025 a marca de Estugarda tem como objetivo que mais de 50% das suas vendas sejam elétricos ou híbridos plug-in.

O que já sabemos?

Explicada que está a importância do futuro Macan elétrico e da plataforma PPE para a Porsche, importa olhar para o que já se sabe acerca deste SUV elétrico, que tem números de «encher o olho».

Testes Porsche Macan elétrico 4

Com uma bateria cuja capacidade total vai rondar os 100 kWh — recorde-se que o Taycan tem uma bateria de 93,4 kWh — o Macan elétrico vai contar com uma arquitetura de 800 V que lhe vai permitir passar a carga da bateria dos 5% para os 80% em apenas 25 minutos.

A somar a isso vai ter versões com até 450 kW de potência, o equivalente a 612 cv, e com mais de 1000 Nm de binário máximo, números que permitem que a Porsche o descreva como “o modelo mais desportivo do segmento”.

A NÃO PERDER: Porsche 911 subiu o vulcão mais alto do mundo. Tudo o que mudou para isto ser possível

Nas versões mais potentes o Macan vai contar com dois motores elétricos, um por eixo, que garantem tração integral. Contudo, a plataforma PPE também permite uma configuração com apenas um motor e tração traseira.

Os responsáveis da Porsche adiantaram-nos que o motor traseiro estará montado atrás do eixo posterior — à la 911… — , de forma a garantir uma distribuição de peso entre a dianteira e a traseira de 48/52, numa solução que a marca apelida de Performance Rear Axle.

E por falar no eixo traseiro, importa dizer que o Macan contará com quatro rodas direcionais, com as rodas traseiras a poderem rodar até cinco graus. A velocidades de até 80 km/h as rodas traseiras vão virar na direção oposta das rodas dianteiras. Acima dos 80 km/h as rodas traseiras vão curvar na mesma direção das rodas dianteiras.

E a imagem?

Nem a Ludmilla nem os outros restantes protótipos de testes deixam perceber totalmente a imagem do futuro Macan elétrico, uma vez que estão decorados com uma densa camuflagem que esconde praticamente tudo.

LEIAM TAMBÉM: Taycan 4S Cross Turismo testado. Antes de ser elétrico, é um Porsche

Ainda assim, é possível perceber que a assinatura luminosa dianteira se vai aproximar da do Porsche Taycan e que a linha de tejadilho será mais descendente, o que denuncia que este SUV vai adotar um perfil mais próximo ao dos coupés.

Certo, para já, é que o novo Porsche Macan vai poder acomodar jantes de até 22”. Já o interior sabe-se que será influenciado pelo do Porsche Taycan.

Macan atual vai continuar

A estreia do Porsche Macan elétrico está marcada para 2024, como referimos acima, mas a fabricante com sede em Estugarda já confirmou que no primeiro ano de comercialização a geração 100% elétrica ainda vai coexistir com a geração atual do modelo, que ainda tem motores de combustão interna.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam