Notícias Renault Trafic E-Tech com 297 km de autonomia multi-funções

Apresentação

Renault Trafic E-Tech com 297 km de autonomia multi-funções

Inédita versão E-Tech Electric do Renault Trafic pode ser encomendada a partir de outubro, mas os preços ainda não são conhecidos.

Novo-Trafic-Van-E-Tech-Eletrico
© Renault

Depois de mais de 2,4 milhões de unidades vendidas desde que foi lançado, o Renault Trafic acaba de receber uma inédita versão E-Tech Electric. Em conjunto com as versões «zero emissões» do Kangoo e o Master, a gama de comerciais ligeiros elétricos fica agora completa.

A estreia comercial do novo Renault Trafic E-Tech Electric está marcada para o próximo mês de outubro. Para já ainda não conhecidos os preços para o mercado nacional.

Disponível com dois comprimentos (5,08 m e 5,48 m) e com duas alturas (1,97 m e 2,50 m), o novo Renault Trafic E-Tech Electric é alimentado por um único motor elétrico. Este, entrega 90 KW (122 cv) de potência e 245 Nm de binário, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio com 52 kWh de capacidade.

Renault Trafic E-Tech Electric
© Renault As encomendas do novo Renault Trafic E-Tech Electric abrem em outubro

Até 297 km de autonomia

Graças a esta bateria, que tem uma garantia de 8 anos ou 160 000 km, o novo Renault Trafic E-Tech Electric é capaz de percorrer até 297 km entre cargas (WLTP).

Porém, fazendo uso do modo Eco, que limita a potência do motor elétrico e a velocidade máxima (90 km/h), a Renault garante que é possível aumentar a autonomia entre cargas do Trafic E-Tech Electric até aos 322 quilómetros.

Renault Trafic E-Tech Electric porta carregamento
© Renault Nos postos de carregamento públicos de 22 kW é possível repor 50 quilómetros de autonomia em menos de 25 minutos

Quanto aos carregamentos, o novo Trafic E-Tech Electric pode suportar 7 kW em corrente alternada (AC) em todos os tipos de tomadas domésticas. Ou então até 22 kW em postos públicos, sendo que neste último caso é possível repor 50 quilómetros de autonomia em menos de 25 minutos.

No próximo ano o Trafic E-Tech Electric passa a poder suportar carregamentos de até 50 kW em corrente contínua (DC).

Versatilidade e poder de escolha

Tal como já acontecia nas versões com motor térmico, versatilidade continua a ser palavra de ordem quando se fala na nova variante 100% elétrica do Renault Trafic.

Dependendo do formato da carroçaria, o Trafic E-Tech Electric disponibiliza até 750 quilos de capacidade de reboque e até 1,1 toneladas de capacidade de carga útil.

Além disso, o espaço de carga pode ter até 4,15 metros de comprimento (na versão longa L2 com a partição na divisória). A capacidade de carga pode variar entre os 5,8 m3 e os 8,9 m3.

Por falar no espaço disponível, importa recordar que a arrumação dentro da cabina também cresceu até aos 88 litros. Ou seja, estão disponíveis 19,7 litros na consola central, 14,6 litros nas portas e 54 litros sob o banco.

A isto ainda se junta o porta-luvas, que em algumas versões é uma gaveta com abertura inteligente e oferece 6,6 litros de capacidade adicional.

Quando chega ao mercado?

Tal como referimos acima, a estreia comercial do novo Trafic E-Tech Electric está marcada para outubro, altura em que a Renault vai abrir as encomendas para o L2 (H1 e H2 Furgão, Chassis/Cabine e CrewCab). As entregas a clientes começam pouco depois, em novembro.

Já as encomendas para o L1 (H1 Furgão e CrewCab) só vão arrancar em novembro. Neste caso, as primeiras entregas ficam marcadas apenas para o próximo mês de dezembro.