Notícias Fiat Topolino já tem preços mas Portugal vai ter de esperar

Apresentação

Fiat Topolino já tem preços mas Portugal vai ter de esperar

Os preços do Fiat Topolino para o mercado italiano já foram divulgados. Como era previsível, ficam posicionados acima do «irmão» Citroën AMI.

Fiat Topolino Dolcevita frente
© Fiat

É o Fiat mais pequeno de sempre, mas em termos de charme e de interesse bate-se com os «maiores». Falamos, naturalmente, do Fiat Topolino, o irmão gémeo do Citroën AMI.

Não é um automóvel, é «apenas» um quadriciclo. No entanto, nem isso parece diminuir o interesse geral por este modelo, que recupera muitos dos códigos estilísticos dos Fiat 500 de antigamente.

Em Itália, as encomendas já arrancaram, com um preço de 9890 euros, sendo que as primeiras entregas estão previstas para daqui a 19 semanas. Ou seja, no final de janeiro de 2024.

Segundo a Fiat, são já mais de 10 000 as pré-encomendas do pequeno Fiat Topolino, mas o processo de aquisição na página da marca é bastante simples. Primeiro, porque o catálogo de cores disponíveis inclui apenas o Verde Vita, sempre acompanhado da jantes de visual mais clássico. E depois porque só resta escolher se deseja um teto de vidro ou lona, numa versão com ou sem portas.

As hipóteses de personalização chegam através dos acessórios que a marca criou para este modelo. Entre eles, um sistema de som que é uma coluna Bluetooth ou um sistema de ar condicionado que não é mais do que uma ventoinha. Além destes, há capas de assento que se transformam em toalhas de praia e até um chuveiro, entre outros detalhes únicos para uma Dolce Vitta.

Portugal vai ter de esperar pela Dolcevita

Depois de Itália, a Fiat refere que este modelo também ficará disponível para encomenda em França e na Alemanha até ao final do ano. Em Portugal, as datas ainda não estão totalmente definidas, nem são conhecidos os preços deste Topolino.

Apesar disto, é mais ou menos previsível que a estratégia não seja muito diferente da adotada em Itália, com o Fiat Topolino posicionado um pouco acima do Citroën Ami. Neste mercado, os preços do modelo francês começam ligeiramente acima dos seis mil euros, passando para os 6930 euros na versão Tonic, a mais equipada.

Em Portugal, a versão de acesso do Ami custa 7990 euros e o My Ami Tonic 9190 euros. Por isso, se tivéssemos de adivinhar um preço para o Fiat Topolino no mercado nacional, a nossa aposta ficaria em torno dos 12 mil euros.

Para ter a certeza, no entanto, resta aguardar mais umas semanas. As encomendas devem começar já em outubro, ainda que a chegada do Fiat Topolino a Portugal só esteja prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.