Notícias Audi estreia A3 Allroad em 2022, mas o R8 V10 performance RWD é o mais desejado

NOVIDADES 2022

Audi estreia A3 Allroad em 2022, mas o R8 V10 performance RWD é o mais desejado

Entre as novidades da Audi previstas para 2022, destaca-se a chegada do R8 V10 performance RWD e a apresentação do A3 Allroad.

Audi R8 V10 RWD

Ao contrário das rivais Mercedes-Benz e BMW, a Audi aparenta não ter grandes novidades absolutas em 2022 (pelo menos que se conheçam…), centrando-se nas renovações de alguns modelos importantes, como o A6, A8 e o SUV elétrico e-tron.

O lançamento de novas gerações, como a do A4, por exemplo, vai acontecer apenas em 2023, o mesmo ano onde ficaremos a conhecer dois modelos elétricos inéditos: A6 e-tron e Q6 e-tron.

Mas para agora importa apenas o que a marca dos quatro anéis reservou para o ano que agora começa e que verá a chegada ao mercado do novo Audi R8 V10 performance RWD, que foi anunciado há aproximadamente três meses — fiquem a saber tudo sobre o mais potente dos R8 de tração traseira.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
Audi R8 V10

Apesar de se manter fiel ao 5.2 V10 naturalmente aspirado, que equipava até agora o R8 V10 RWD, o novo R8 V10 performance RWD viu a potência subir para os 570 cv e o binário para os 550 Nm, que são enviados só às rodas traseiras (RWD é o mesmo que tração traseira) através de uma caixa automática de sete relações S tronic.

A8 com muitas novidades

Igualmente escalado para chegar ao mercado em 2022 (no primeiro trimestre) está o renovado Audi A8, que recebeu uma nova imagem e passou a contar com ainda mais tecnologia.

No que às motorizações diz respeito, manteve-se tudo na mesma: tem motores V6 a gasolina e gasóleo e um V8 a gasolina, todos eles associados a um sistema mild-hybrid de 48 V. Também terá uma variante híbrida plug-in.

O Audi S8, que recorre ao 4.0 TFSI V8, continua a ser o mais potente e rápido dos A8. Apresenta-se com 571 cv e 800 Nm e precisa de apenas 3,8s para cumprir o habitual sprint dos 0 aos 100 km/h.

 

A6 também será renovado

O Audi A6 vai seguir as pisadas do «irmão» A8 e também vai passar por uma importante renovação em 2022. Ainda só foi apanhado nas habituais fotos-espia, mas prevê-se uma «lavagem de cara» e um reforço do conteúdo tecnológico, sobretudo o relacionado com o sistema multimédia.

Não se esperam novidades mecânicas. Relembramos que o Audi A6 tem na sua gama motorizações a gasolina, Diesel e híbridas plug-in e que em 2023 será conhecida a versão de produção do A6 e-tron, para todos os efeitos, o A6 elétrico, assente em plataforma distinta.

e-tron deve ganhar mais autonomia

Continuando nas renovações, também o Audi e-tron será alvo de um facelift que lhe vai dar algumas mudanças estéticas, ainda que subtis, e importantes atualizações ao nível técnico.

Na frente, espera-se uma grelha singleframe redesenhada e novas entradas de ar. Já a assinatura luminosa deverá ser revista com as soluções mais recentes da marca de Ingolstadt, que também vai fazer pequenas mudanças ao nível do para-choques traseiro.

Mas as mudanças mais importantes estão escondidas sob a carroçaria. De acordo com os britânicos da Autocar, graças a uma nova geração de baterias, motores elétricos mais eficientes e um novo sistema de recuperação de energia, o e-tron vai ser capaz de oferecer até 600 km de autonomia.

A3 Allroad a caminho?

De todas as novidades da Audi para 2022, a maior acaba mesmo por ser a inédita versão de «calças arregaçadas» do Audi A3, que poderá vir a chamar-se A3 Allroadainda há dúvidas se será esta a designação final.

Está longe de ser uma verdadeira surpresa e já foi apanhado em fotos-espia. Mesmo camuflado, não conseguiu esconder a receita que lhe serve de base: maior altura ao solo e proteções adicionais em plástico nas duas extremidades e nas cavas das rodas.

 

O modelo que vemos nas fotos-espia é um híbrido plug-in (tem a porta de carregamento atrás da roda dianteira), e na gama A3 da Audi, os híbridos plug-in são todos de duas rodas motrizes. Mas para esta versão são esperadas mais motorizações.

E se tivermos em conta que a plataforma MQB permite um segundo eixo motriz, então podemos colocar a possibilidade de uma versão com tração integral, como manda a tradição nas propostas Allroad da fabricante germânica.

VEJAM TAMBÉM: Audi A3 de «calças arregaçadas» a caminho. Mas como se irá chamar?

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2