Notícias Audi A3 de «calças arregaçadas» a caminho. Mas como se irá chamar?

Fotos-espia

Audi A3 de «calças arregaçadas» a caminho. Mas como se irá chamar?

A «febre» SUV/crossover continua tão forte como sempre e nem os convencionais "hatchbacks" lhe escapam, como as fotos-espia deste Audi A3 de «calças arregaçadas» demonstram.

fotos-espia Audi A3 Allroad
© Razão Automóvel

Um Audi A3 de «calças arregaçadas», apesar de inédito, acaba por não causar uma grande surpresa. Primeiro, porque a marca dos quatro anéis não é estranha a cruzar os genes dos SUV com outras tipologias, como os mais de 20 anos de carrinhas Allroad o demonstram.

Segundo, depois das carrinhas, a Audi mostrou há dois anos o A1 Citycarver, o seu primeiro modelo com genes SUV/crossover que não uma carrinha, o que abriu a possibilidade de mais modelos da sua gama receberem o mesmo tipo de tratamento.

E é precisamente isso que podemos ver nestas fotos-espia, onde temos um Audi A3 com apenas a sua parte inferior camuflada, precisamente onde se concentrarão as diferenças visuais para os outros A3 que já conhecemos.

VEJAM TAMBÉM: Audi RS 3 mostra “quem manda” no Nürburgring com novo recorde
Audi A3 Allroad fotos-espia
© Razão Automóvel

Essas diferenças fazem parte de uma receita já conhecida: altura ao solo acrescida e proteções adicionais em plástico à volta da carroçaria para conseguir a aparência off road que tanto é apreciada no mercado.

A3 Allroad, A3 Citycarver ou A3 Cityhopper?

A maior dúvida, curiosamente, reside sobretudo sobre o futuro nome deste Audi A3 de «calças arregaçadas». Apesar da designação Allroad ser a mais reconhecida, a Audi não a usou para identificar a variante de aspeto off road do A1.

Ao invés, usou a designação Citycarver, justificando tal decisão com o facto do A1 apenas estar disponível com duas rodas motrizes, enquanto todos os modelos Allroad têm, obrigatoriamente, tração às quattro rodas.

Audi A3 Allroad fotos-espia
© Razão Automóvel

Será que acontecerá o mesmo com esta nova versão do A3? O modelo que vemos nas fotos-espia é um híbrido plug-in (dá para ver a porta de carregamento atrás da roda dianteira), e na gama A3 da Audi, os híbridos plug-in são todos de duas rodas motrizes. São esperadas, no entanto, mais motorizações para esta variante.

VEJAM TAMBÉM: Esqueçam os SUV. Testámos as Audi A4 Allroad e Volvo V60 Cross Country

Ou seja, seguindo a regra, este A3 de «calças arregaçadas» não se deveria chamar Allroad, mas sim Citycarver (como o A1) ou até poderia fazer uso de uma nova designação, Cityhopper, que tem sido avançada em vários rumores.

Porém, mais recentemente, tem havido indicações de que a Audi poderia «esquecer» a sua própria regra e adotar o mais reconhecido nome Allroad para este novo A3. Além do mais, sabemos que a base do A3 (MQB) é compatível com um segundo eixo motriz e ainda está no reino das possibilidade haver um A3 Allroad com tração integral, tal e qual as carrinhas Allroad que conhecemos.

Todas as dúvidas serão esclarecidas em 2022 quando o Audi A3 de «calças arregaçadas» for revelado.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Audi TT foi Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal