Notícias Nismo trabalha num novo desportivo eletrificado. Será o novo GT-R?

Antevisão

Nismo trabalha num novo desportivo eletrificado. Será o novo GT-R?

O Nissan GT-R deixou-nos este ano, mas a Nismo está a trabalhar num novo desportivo eletrificado que será lançado… nesta década.

Nissan GT-R50

Enquanto a equipa japonesa brilha no Mundial de Futebol, há no Japão outra equipa que, esperemos, seja tão brilhante a desenvolver aquele que poderá muito bem ser um sucessor do Nissan GT-R.

Foi o próprio diretor executivo da Nismo, Takao Katagiri, que confirmou o desenvolvimento do novo modelo em declarações à Autocar.

Ainda não há uma data prevista para o seu lançamento — Takao Katagiri avança apenas que será nesta década —, mas uma coisa é certa: este novo desportivo será vendido no Japão, EUA e na Europa.

A NÃO PERDER: Querem um motor antigo da Nissan? O SR20DET vai voltar a ser produzido
Nissan Z vista dianteira 3/4
O Nissan Z ficou de fora da Europa devido às normas de segurança e emissões. O próximo desportivo da Nissan não terá um destino idêntico.

Ao contrário do que aconteceu com o novo Z, e com a saída do GT-R do catálogo da Nissan este ano, voltaremos a ter um desportivo da marca japonesa no «velho continente.

O facto de ser eletrificado garantirá a conformidade com todas as normas vigentes. Tudo indica que venha a ser um híbrido, com Katagiri a confirmar que a Nissan vai lançar uma série de modelos híbridos e elétricos num futuro próximo.

Porque não 100% elétrico?

A aposta numa mecânica híbrida em vez de uma 100% elétrica pode causar alguma surpresa. Afinal, há uns meses Guillaume Cartier, presidente da Nissan para a Europa, «prometeu» que a Nismo vai ter modelos 100% elétricos.

Protótipos Nissan
Há um ano a Nissan mostrou o Max-Out Concept, um protótipo de um desportivo 100% elétrico que poderia fazer uso de baterias de estado sólido.

O «problema» é que a Nissan quer que os seus desportivos elétricos recorram a baterias em estado sólido, uma tecnologia que dificilmente estará pronta para massificação antes do final da década.

Ora, se o objetivo passa por lançar este novo desportivo ainda esta década só haveria duas opções: torná-lo híbrido ou ser 100% elétrico, mas com baterias de iões de lítio convencionais. A julgar pelas declarações de Katagiri, a primeira opção parece ter sido a escolhida.

É um novo GT-R?

Takao Katagiri nunca chega a confirmar à publicação inglesa que se trata de um sucessor para o GT-R R35. Contudo, referiu que será um modelo halo para a Nissan, tomando o lugar do GT-R a essa nível. Também avançou que será vendido como um Nismo.

A importância deste novo desportivo eletrificado é crucial e descrita pelo diretor executivo da Nismo como “muito importante para a visão da Nissan (na Europa)” que girará muito “à volta do coração” deste novo modelo.

Agora só nos resta esperar.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Nissan Sunny GTi-R?