Notícias Nissan. Primeiro elétrico com baterias de estado sólido até 2028

Baterias

Nissan. Primeiro elétrico com baterias de estado sólido até 2028

A Nissan acaba de apresentar o seu protótipo de unidade de produção de baterias de estado sólido, em Kanagawa, no Japão.

Nissan baterias estado sólido
© Nissan

A Nissan quer lançar o seu primeiro automóvel elétrico com baterias de estado sólido até 2028 e para isso acaba de apresentar o protótipo de unidade de produção deste componente, no seu Centro de Investigação em Kanagawa, no Japão.

De acordo com a Nissan, esta instalação protótipo “tem como objetivo acelerar ainda mais o desenvolvimento de baterias de estado sólido” e está inserida na visão “Ambition 2030” da fabricante nipónica.

A Nissan já fez saber que no espaço de seis anos quer lançar no mercado um automóvel 100% elétrico com baterias de estado sólido desenvolvidas “dentro de portas”.

A NÃO PERDER: Nissan Ariya (2022) em vídeo ao «vivo e a cores» em Portugal

Para isso, a marca japonesa “vai instalar uma linha piloto de produção em série dos primeiros protótipos da bateria na sua Fábrica de Yokohama no ano fiscal de 2024, cujos materiais, design e processos de produção, vão agora ser estudados nesta unidade de Investigação e Desenvolvimento”.

Tecnologia vai ajudar a descer os custos

Esta aposta nas baterias de estado sólido promete ajudar, de acordo com a Nissan, a reduzir o preço dos automóveis elétricos, sendo que fabricante nipónica acredita que esta será uma “tecnologia de mudança de paradigma para acelerar a popularidade dos automóveis de propulsão elétrica”.

A Nissan acredita que as baterias de estado sólido podem reduzir o custo para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e para 65 dólares por kWh a partir daí, colocando os automóveis elétricos ao mesmo nível de custo que os movidos a gasolina.

LEIAM TAMBÉM: A partir de 2023 todos os novos Nissan lançados na Europa serão eletrificados

E os motivos são simples. É que este tipo de baterias tem uma densidade energética de aproximadamente o dobro das baterias convencionais de iões de lítio, um tempo de carregamento significativamente mais curto devido ao desempenho superior dos processos de carga/descarga e um menor custo, graças à oportunidade de usar materiais menos dispendiosos.

A Nissan tem sido líder em tecnologia de eletrificação através de uma vasta gama de atividades de I&D, desde a pesquisa ao nível molecular de materiais para baterias, até ao desenvolvimento de automóveis seguros e de alto desempenho. As nossas iniciativas incluem ainda a contribuição para o desenvolvimento da sociedade usando automóveis como baterias de armazenamento.

Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo responsável pela I&D na Nissan Motor Co. Ltd.

“Todo o conhecimento adquirido com a nossa experiência permitiu-nos acumular importantes tecnologias elementares que vão agora apoiar o desenvolvimento de baterias de estado sólido”, acrescentou Nakaguro.

“Daqui para a frente, as nossas divisões de I&D e fabrico continuarão a trabalhar em conjunto para utilizar esta instalação de produção de protótipos e acelerar a aplicação prática de baterias de estado sólido”, concluiu.

Sabe esta resposta?
Em que ano nasceu o Mitsubishi Eclipse?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coupés dos anos 90 (parte 2). Depois dos europeus, os coupés japoneses