Notícias Tesla prepara renovação do Model 3. Tudo o que já sabemos

Antevisão

Tesla prepara renovação do Model 3. Tudo o que já sabemos

Sob o nome de código "Highland" esconde-se uma profunda renovação do Tesla Model 3 que deverá ocorrer em 2024.

Tesla Model 3 vista lateral

Ao contrário do que é usual, a renovação do Tesla Model 3 não foi anunciada por Elon Musk no Twitter. Ao invés, quatro fontes internas da Tesla revelaram à agência Reuters que a renovação do Model 3 já «está em andamento».

Com o nome de código “Highland”, o projeto continua envolto em secretismo e, por agora, nem sequer foi oficialmente anunciado pela Tesla. Contudo, as fontes citadas pela Reuters já nos dão uma ideia do que podemos esperar.

Para começar, quando o deveremos ver. Tudo aponta para que o renovado Tesla Model 3 começará a ser produzido na Gigafactory de Xangai no terceiro trimestre de 2023. Quanto ao arranque da produção em Fremont, nos EUA, não foi revelada qualquer previsão.

A NÃO PERDER: Tesla Model Y «europeu» deixa de ser a preto e branco
Tesla Model 3 interior
Será que o Model 3 também vai receber um volante como os do Model S e Model X, que mais parece uma manche de um avião?

Simplificar é a ordem

O principal objetivo da Tesla com esta renovação é o de reduzir os custos de produção do Model 3. Como? «Cortando» no número total de componentes e na complexidade do interior da berlina elétrica.

Para isso, o Model 3 poderá seguir o exemplo do Model Y que já recorre às Giga Press na sua construção — máquinas gigantes de fundição sob pressão criadas pelo grupo italiano IDRA Group —, que permitem produzir peças únicas de maiores dimensões para a carroçaria, reduzindo custos e acelerando a produção.

A Tesla também já concebeu um pack de baterias estrutural, que se liberta da construção modular e passa a fazer parte da estrutura do próprio veículo, potenciando a redução dos custos de produção.

Ao mesmo tempo, a Tesla pretende reforçar os argumentos de um dos seus best seller. Para o fazer vai concentrar-se nas características que os seus clientes mais valorizam como, por exemplo, o enorme ecrã central.

Não nos admiraríamos se, tal como aconteceu com a renovação do Model S, o revisto Model 3 surgisse no mercado com uma aparência exterior retocada «ao de leve», um interior totalmente novo, e reforço ao nível da autonomia e performance.

Apesar desta ser a primeira vez em que se fala de uma renovação «à séria» do Model 3, a verdade é que o mais pequeno dos Tesla tem vindo a ser melhorado continuamente desde o seu lançamento.

Tesla Model 3
O Tesla Model 3 foi revelado em 2016 e a sua produção arrancou em 2017.

Mesmo sem ter recebido alterações estéticas, o Model 3 que podemos comprar hoje é um modelo bem diferente das primeiras unidades, seja ao nível do desempenho das baterias ou do software. Em parte, isto deve-se às atualizações remotas (over the air) levadas a cabo pela marca norte-americana.

Resposta à «crise»?

Não deixa de ser curioso que os rumores da renovação do Model 3 surjam numa altura em que as vendas na China, o segundo mercado onde a berlina mais vende a seguir aos EUA, têm vindo a decrescer.

Nos primeiros 10 meses de 2022 as vendas do Tesla Model 3 na China sofreram uma quebra de 9% em comparação com o período homólogo do ano anterior — rivais chineses, por outro lado, estão a ver as suas vendas crescer, mas poderá o sucesso do Model Y justificar parte desse decréscimo?

Para fazer face a essa quebra a Tesla já reduziu os preços do Model 3 e também do Model Y naquele mercado.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento