Notícias Querem um motor antigo da Nissan? O SR20DET vai voltar a ser produzido

Motores

Querem um motor antigo da Nissan? O SR20DET vai voltar a ser produzido

Celebrizado debaixo do capô dos Nissan Silvia ou Sunny GTi-R, o SR20DET vai renascer com a ajuda da Mercury Japan.

Produzido pela Nissan entre 1989 e 2003, ainda hoje o motor SR20DET é considerado um dos melhores motores japoneses de todos os tempos.

Agora, este mítico tetracilíndrico turbo vai voltar a ser produzido graças a uma parceria entre a Nissan e a Mercury Japan, que vai ficar responsável pela produção do motor.

No total só serão produzidas 30 unidades do SR20DET, com a Mercury Japan a apontar para uma produção de apenas 3 a 4 motores por mês.

VEJAM TAMBÉM: Nissan prepara-se para deixar de desenvolver novos motores de combustão

Para já não se sabe se neste regresso à produção o SR20DET vai debitar mais potência ou se será alvo de quaisquer alterações técnicas. Contudo, o seu preço já foi revelado: 1,33 milhões de ienes, cerca de 9280 euros.

O SR20DET

Usado por modelos como o Nissan Silvia (nas gerações S13, S14 e S15) ou o radical Sunny GTi-R, é muito fácil «decifrar» a designação deste motor.

As letras “SR” correspondem ao código deste motor; o número “20” representa a cilindrada; a letra “D” refere-se ao facto deste propulsor contar com uma árvore de cames dupla à cabeça; o “E” anuncia o recurso a injeção eletrónica e, por fim, o “T” denuncia que este motor conta com um turbo.

Originalmente com 204 cv no Nissan Bluebird 2000SSS de 1989, o SR20DET apresentava-se no Sunny GTi-R com  220 cv e despediu-se do mercado em 2003 debaixo do capô do Nissan 200SX (também conhecido como Silvia) numa altura em que debitava 250 cv.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a Nissan decide «ajudar» a manter os seus motores mais antigos na estrada. Recentemente a marca nipónica anunciou que ia voltar a produzir peças para o motor RB26DETT usado pelo Nissan Skyline GT-R das gerações R32, R33 e R34.

Sabe esta resposta?
Com que modelo é que o Nissan 100NX partilhava a mecânica e a plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?