Notícias E se a Nissan tivesse feito um novo 300ZX em vez do Z?

Arranque a Frio

E se a Nissan tivesse feito um novo 300ZX em vez do Z?

O novo Nissan Z aponta diretamente ao primeiro da linhagem, o Datsun 240Z… Mas e se a Nissan tivesse apostado num sucessor para o 300ZX?

Nissan 300ZX Z32

O segundo Nissan 300ZX (Z32), lançado em 1989, foi, talvez, o membro da linhagem Z que mais se afastou do 240Z, o primeiro Z de todos, fosse em estilo ou filosofia.

Mais GT que desportivo puro, o 300ZX não deixou de conquistar uma substancial legião de fãs. E o seu design futurista foi, definitivamente, um dos responsáveis por isso.

Contudo, os 350Z e 370Z que vieram depois, voltaram a aproximar-se do 240Z, culminando hoje no novo Nissan Z, uma clara homenagem ao primeiro Z.

VEJAM TAMBÉM: O Nissan 300ZX (Z31) tinha dois indicadores do nível de combustível. Porquê?

Mas e se a Nissan tivesse optado por outro caminho, dando-nos um novo 300ZX? É o exercício que o designer Marouane Bembli, do canal TheSketchMonkey se propõs fazer.

O objetivo é modernizar o 300ZX dando-lhe novos elementos estilísticos — alguns de origens curiosas… — mexendo um pouco nas proporções, mas mantendo a simplicidade visual do original.

Nissan 300ZX redesign
O original vs o proposto de Bembli. As jantes são do GT-R50 by Italdesign e alguns apêndices aerodinâmicos do GT-R. Os faróis, por outro lado, vieram da Frontier, pick-up que a Nissan vende nos EUA, ainda que adaptados. E a entrada de ar frontal é de um atual… Porsche 911 GT3(!). © TheSketchMonkey

No final temos um coupé mais afilado e visualmente depurado, mas será que seria um digno sucessor do 300ZX?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Nissan Micra também já foi Carro do Ano em Portugal. Em que ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal