Notícias Jost Capito, o «pai do Golf R» abandona a Volkswagen

Missão Cumprida?

Jost Capito, o «pai do Golf R» abandona a Volkswagen

Três anos após o seu regresso, Jost Capito volta a abandonar a Volkswagen. Um abandono com sabor a «missão cumprida»: o Volkswagen Golf R está pronto.

Jost Capito
Tony Welam

Jost Capito, de 61 anos, é um dos mais influentes engenheiros da indústria automóvel dos últimos 30 anos. Acham que estamos a exagerar? Prestem atenção às próximas linhas.

Capito iniciou a sua carreira na BMW, onde integrou a equipa de desenvolvimento do motor do BMW M3 (E30). Depois transitou para a Porsche, onde foi responsável pelo desenvolvimento do 911 RS (geração 964). Prometeu à marca alemã produzir 1200 unidades deste modelo e acabou produzindo mais de 5000 unidades.

Saltando alguns capítulos de um currículo que parece só ter lugar para grandes projetos, Capito também passou pela Sauber Petronas Engineering, chegando, em 1998 a COO (diretor de operações) da equipa de Fórmula 1 da Sauber. Foi ele que assinou o contrato de um tal de Kimi Räikkönen, já ouviram falar?

TENS DE VER: Duas gerações Ford Focus RS em confronto

Depois veio a Ford. Durante o tempo que esteve na Ford (quase uma década), além de ter sido um dos obreiros do sucesso do Ford Focus WRC, Capito ainda teve tempo para ajudar no desenvolvimento de modelos como o Fiesta ST, SVT Raptor, Shelby GT500 e, talvez o mais icónico de todos: o Focus RS MK1.

Após sair da Ford, Jost Capito assumiu as funções de diretor da Volkswagen Motorsport em 2012, levando a marca alemã à conquista de três títulos consecutivos no Mundial de Ralis. Em 2016 abandonou a Volkswagen para assumir o cargo de CEO da McLaren Racing.

Jost Capito Volkswagen Polo R WRC
Jost Capito foi fundamental para tornar o Volkswagen Polo numa força dominadora no WRC.

Jost Capito à frente da Volkswagen R GmbH

Ainda não perderam o fôlego? Ainda bem. Porque chegámos finalmente ao momento atual. Desde 2017 que Jost Capito é o responsável máximo da Volkswagen R GmbH, o departamento desportivo da marca alemã.

Foi durante este período que Jost Capito esteve a cargo do desenvolvimento dos mais recentes desportivos da Volkswagen. Entre eles, o Golf de produção mais potente de sempre: o novo Golf R. Um modelo revelado hoje, com uma ficha técnica que impõe respeito: 320 cv de potência, tração integral e menos de cinco segundos dos 0-100 km/h.

Volkswagen Golf R 2020
Volkswagen Golf R 2020. O último supervisionado por Jost Capito

Pois bem, findo este período, tal como noticiámos há três anos, Jost Capito decidiu abandonar pela segunda vez a Volkswagen. Terminado o desenvolvimento da nova família Volkswagen R, composta pelo T-Roc R, Golf R, Tiguan R e Arteon R, este engenheiro alemão que nunca gostou de estar muito tempo no mesmo sítio volta a sair da Volkswagen.

Uma notícia que não deixa ninguém surpreendido e que chegou à Razão Automóvel, através de uma fonte oficial da marca alemã.