Notícias Luca de Meo leva para a Renault chefes de design da SEAT e Peugeot

Design

Luca de Meo leva para a Renault chefes de design da SEAT e Peugeot

Luca de Meo, o ex-CEO da SEAT, está à frente da Renault há menos de um mês, mas já conseguiu duas contratações de peso: os chefes de design da SEAT e Peugeot.

Luca de Meo

Em menos de 30 dias à frente da Renault (iniciou funções a 1 de julho), Luca de Meo conseguiu deixar o mundo do design automóvel em alvoroço. Tudo porque acabou de reforçar a equipa de design da Renault com os chefes de design da SEAT e Peugeot, respetivamente, Alejandro Mesonero-Romanos e Gilles Vidal.

Duas contratações de peso que estarão sob a liderança de Laurens van den Acker, o atual diretor de design do Grupo Renault.

Não sabemos ainda que papéis vão desempenhar dentro do Grupo Renault, mas ao manter Laurens van den Acker como diretor de design, é de prever funções relacionadas mais específicas numa das marcas do grupo: além da Renault, temos ainda a Dacia e a Alpine.

TENS DE VER: Renault quer reduzir os custos fixos em mais de dois mil milhões de euros. Como o vai fazer?
Luca de Meo
Luca de Meo iniciou funções como CEO da Renault a 1 de julho, e não perde tempo em agitar as águas.

Alejandro Mesonero-Romanos

Alejandro Mesonero-Romanos tem liderado o design na SEAT desde 2011, tendo tido um papel especialmente importante no lançamento da marca CUPRA. No entanto, Mesonero-Romanos não é nada estranho à Renault. O designer espanhol fez parte da equipa de design da Renault entre 2001 e 2011 tendo a seu crédito carros como o Renault Laguna Coupé e a segunda geração do Renault-Samsung SM7.

Alejandro Mesonero-Romanos
Alejandro Mesonero-Romanos, junto a uma das suas últimas criações, o SEAT Leon (MK4).

Mas foi na SEAT, já como diretor de design, que vimos a larga maioria do seu trabalho. Desde o concept IBL, de 2011, que antecipava a linguagem de design que daria forma aos Leon (MK3) e Ibiza (MK5), todos os SEAT, e mais recentemente, os CUPRA — Formentor e Tavascan em destaque, por não derivarem diretamente de modelos SEAT — têm sido sua responsabilidade.

Gilles Vidal

Se a contratação de Alejandro Mesonero-Romanos parece… consensual, até pela colaboração estreita que já existia entre o designer espanhol e Luca de Meo, a contratação de Gilles Vidal parece ser um ataque cirúrgico às tropas inimigas, neste caso, à arquirrival de longa data da Renault.

Gilles Vidal
Gilles Vidal tem estado no Groupe PSA desde o início da sua carreira, há 25 anos.

Gilles Vidal, francês, é o chefe de design da Peugeot desde 2010 — no entanto, a sua carreira no Grupo PSA estende-se por 25 anos. E é a ele que devemos, em grande parte, o sucesso crescente dos modelos da marca gaulesa, graças a um design bem mais distinto e marcante, um dos mais fortes argumentos destes hoje em dia.

Os atuais Peugeot 308, 3008, 5008, 508 e mais recentemente, os 208 e 2008, foram todos concebidos sob a sua batuta. Também é sua responsabilidade a implementação do i-Cockpit, a solução de design para  o interior que não só deu uma aparência distinta aos interiores Peugeot, como tem sido motivo de controvérsia — devido ao posicionamento elevado do painel de instrumentos e a sua relação com o volante de pequenas dimensões — desde que foi implementado em 2012, no primeiro Peugeot 208.

VÊ TAMBÉM: À conversa com Klaus Bischoff. O «homem que manda» no design do Grupo Volkswagen

Os lugares vagos

Ficará Vidal responsável por “reinventar” a marca Renault, como o fez na Peugeot? Só o tempo o dirá, mas certamente ficaremos a saber brevemente os papéis mais concretos destes chefes de design dentro do universo Renault.

Os lugares deixados vagos por Mesonero-Romanos na SEAT e Vidal na Peugeot serão preenchidos, respetivamente, por Werner Tietz, chefe de pesquisa e desenvolvimento (em regime temporário, até ser encontrada nova pessoa para o cargo); e Matthias Hossann, designer das fileiras da Peugeot.

Hossann, desde 2013 tem tido responsabilidades acrescidas no design da marca Peugeot, tendo sido parte importante no desenvolvimento preliminar do design dos atuais 208 e 2008, como o afamado concept e-Legend foi de sua responsabilidade.