Notícias Suzuki acelera eletrificação. Plano inclui um Jimny 100% elétrico

Antevisão

Suzuki acelera eletrificação. Plano inclui um Jimny 100% elétrico

Até 2030 a Suzuki planeia lançar cinco modelos elétricos na Europa. O primeiro chega em 2024 e um deles será o Suzuki Jimny.

Suzuki Jimny EV silhueta vista dianteira
© Suzuki

Conhecida por modelos como o Jimny ou o Swift, a Suzuki tem sido das marcas mais «tímidas» na transição para a eletrificação, mas isso está prestes a mudar.

O construtor japonês revelou recentemente os seus planos rumo a uma mobilidade elétrica e, só para a Europa, está previsto o lançamento de cinco modelos 100% elétricos até 2030.

Relacionado Suzuki Liana. Foi estrela no Top Gear mas o seu nome escondia um «segredo»

O objetivo passa por assegurar que 80% das suas vendas no «velho continente» correspondam a modelos elétricos no final da década. Os outros 20% serão modelos híbridos.

Suzuki plano eletrificaçao europa
© Suzuki Os planos de eletrificação da Suzuki para a Europa. Nas cinco silhuetas mostradas, a do canto superior direito não engana: vem aí um Jimny elétrico.

O primeiro modelo 100% elétrico da Suzuki para a Europa chegará em 2024, mas ainda não foram avançadas quaisquer informações sobre os cinco modelos.

Jimny a eletrões

Contudo, a Suzuki ao ter mostrado as cinco silhuetas dos seus futuros elétricos, há uma que é impossível confundir: a do Suzuki Jimny.

O formato típico do jipe nipónico mantém-se inalterado e mostra uma nova assinatura LED, que inclui uma inédita grelha iluminada, e, claro está, faróis redondos.

Devido à elevada procura (e pouca oferta) do Jimny e depois às contas das emissões (CO2), que «obrigou» a marca a vendê-lo apenas como comercial, o pequeno todo o terreno continua a ser uma visão incomum nas nossas estradas.

Com esta previsão de um Jimny 100% elétrico, a Suzuki poderá conseguir resolver, pelo menos, a questão à volta do cálculo das emissões. Quanto à produção insuficiente para tanta procura, teremos de aguardar.

Mais SUV e crossovers

Além da silhueta do Jimny elétrico é evidente a aposta da Suzuki nos «formatos da moda», os SUV e crossovers: das cinco propostas antecipadas, três inserem-se nessas tipologias.

Um deverá corresponder à versão de produção do protótipo eVX (canto inferior direito) que a Suzuki apresentou recentemente e já confirmou que virá para a Europa.

Outro parece ser o Suzuki Fronx (topo ao centro), um crossover revelado há poucas semanas na Índia — essencialmente, um crossover com base no Baleno, modelo que já foi comercializado em Portugal — que a marca planeia lançar na Europa como elétrico.

Por fim, há uma silhueta que parece antecipar um sucessor elétrico para o Suzuki Vitara (canto inferior esquerdo). Quanto à quinta silhueta (canto superior esquerdo), esta antecipa um modelo citadino, provavelmente o sucessor do Suzuki Ignis e a fazer lembrar o Wagon R (que é comercializado em vários mercados).

E no resto do mundo?

A Suzuki revelou ainda os seus planos para eletrificar a sua gama no Japão e na Índia.

Começando pelo Japão, o primeiro modelo 100% elétrico da Suzuki deverá ser revelado ainda este ano, mas no total serão seis os modelos a lançar até 2030 — a maioria parecem ser os pequenos kei cars.

Suzuki eletrificação japão
© Suzuki Os planos de eletrificação da Suzuki para o Japão.

A meta da Suzuki para o mercado doméstico passa por garantir que em 2030 cerca de 20% das suas vendas correspondam a elétricos e os restantes 80% a modelos híbridos.

Por fim, na Índia, mercado no qual a Suzuki é líder crónica (quota ronda os 50%), as metas de eletrificação são bem menos ambiciosas.

Suzuki plano eletrificaçao Índia
© Suzuki A Suzuki lidera no mercado indiano e também por lá se prepara para eletrificar a sua gama.

Apesar de se preparar para lançar seis modelos elétricos naquele país entre 2024 e 2030, a Suzuki reconhece os desafios do mercado indiano na transição para a mobilidade elétrica, prevendo que apenas 15% das suas vendas em 2030 sejam de modelos elétricos.

Os híbridos deverão corresponder a 25% e os restantes 60% das vendas serão modelos só com motores de combustão interna.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Suzuki S-Cross?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Suzuki S-Cross. Testámos a alternativa 4×4 do segmento