Notícias Suzuki Liana. Foi estrela no Top Gear mas o seu nome escondia um «segredo»

Arranque a Frio

Suzuki Liana. Foi estrela no Top Gear mas o seu nome escondia um «segredo»

Ao contrário do que muitos possam pensar, o nome Liana dado a este Suzuki não era uma referência às plantas homónimas, mas sim um acrónimo.

Suzuki Liana vista traseira 3/4

O Suzuki Liana (2001-2007 na Europa) é mais conhecido por ter sido usado no segmento “Star in a Reasonably Priced Car” do Top Gear do que pelo sucesso da sua carreira comercial.

Além desses «15 minutos de fama», o seu nome e seu significado acabava sempre por gerar alguma surpresa. Se era conhecido no Japão e EUA como Suzuki Aerio, o sucessor do Baleno (primeira geração) na Europa apresentou-se como Suzuki Liana.

Sejamos honestos, é um nome que nos remete mais depressa para o mundo do Tarzan do que o universo automóvel, mas na realidade nada tem que ver com as plantas homónimas que podemos encontrar nas florestas tropicais.

A NÃO PERDER: Os automóveis com nomes de locais ou cidades portuguesas
Suzuki Liana vista dianteira 3/4

Liana é, curiosamente, um acrónimo e significa Life In A New Age — quem adivinharia? A Suzuki queria destacar, talvez, o quão inovador era o Liana em comparação com o seu (muito) discreto antecessor.

Contudo, apesar de ter o «formato da moda» na altura — nasceu como monovolume, mas também havia como berlina —, não vingou no mercado europeu, com o melhor ano a traduzir-se em pouco mais de 18 mil unidades.

Pode não ter vingado, mas será sempre recordado como o “Reasonably Priced Car” do Top Gear:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Opel viu o seu nome alterado quando foi lançado em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estes carros têm nomes com duplo significado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Estes carros têm nomes com duplo significado