Notícias Projeto E-Lion. A transformação da Peugeot numa marca elétrica

Indústria

Projeto E-Lion. A transformação da Peugeot numa marca elétrica

O projeto E-Lion representa a visão de eletrificação da Peugeot e vai muito além dos automóveis da marca francesa.

Peugeot Inception teaser
© Peugeot

A Peugeot quer eletrificar-se totalmente na Europa até 2030 e para o fazer já traçou um «mapa» a que chamou de Projeto E-Lion.

Linda Jackson, a diretora executiva da Peugeot, diz que o projeto E-Lion “irá definir a estratégia da Peugeot como uma marca de veículos elétricos e garantir que nos mantemos atentos ao «pulso» da sociedade para proporcionar uma mobilidade que respeite os valores da nossa marca”.

A não perder Ofensiva elétrica da Peugeot. Há 5 novos modelos a caminho
Peugeot_Inception vista dianteira 3/4
© Peugeot Além de antecipar o estilo dos futuros Peugeot, o Inception mostrou muitas das soluções que a marca quer incorporar nos seus futuros modelos, principalmente no campo da sustentabilidade.

Ao abrigo deste projeto a Peugeot propõe-se não só rever a sua relação com o cliente como até estender o tempo de vida útil dos seus modelos.

Atualizar para poupar

No futuro da mobilidade elétrica, a Peugeot prevê que o automóvel elétrico terá um ciclo de vida mais longo do que um automóvel de combustão. Se o ciclo de vida médio de um automóvel de combustão é de 15 anos, o de um automóvel elétrico deverá aumentar para entre 20 a 25 anos.

Para fazer face a essa nova realidade e para manter também o veículo mais «fresco» durante mais tempo, a Peugeot dividiu o ciclo de vida dos seus produtos em quatro etapas:

  • Vida útil: a estrutura (plataformas Stellantis) do veículo é concebida para uma vida útil de 25 anos;
  • Reutilização: a reconversão e reciclagem de peças essenciais no final do período de utilização do modelo ou a manutenção na estrada dos automóveis com recurso a peças recicladas;
  • Atualização: a renovação das principais peças de desgaste (inclusive os revestimentos do habitáculo) para que o automóvel pareça sempre novo;
  • A pedido: o recurso a atualizações “Over the Air” de sistemas e do software para manter os modelos atuais.

Esta forma nova de ver o ciclo de vida de um automóvel também vai obrigar a fabricante francesa a rever a abordagem ao desenvolvimento e produção dos seus modelos.

Reduzir será o foco a esse nível, seja ao nível dos resíduos (usando, por exemplo, tecidos moldáveis), do consumo de energia, dos recursos (acabamentos mais «crus», fim dos cromados, etc) e também do peso (uso de, por exemplo, assentos mais finos).

Simplificar

Não são só os automóveis que vão mudar, mas também a relação com os clientes e a esse nível a palavra de ordem é simplificar. Para isso, a Peugeot propõe duas soluções que prometem revolucionar a forma como se acede à mobilidade: “PEUGEOT As You Go” e “PEUGEOT Your Way”.

A primeira, “PEUGEOT As You Go”, inclui um pagamento mensal com base na atribuição de uma quilometragem. Os clientes não ficam limitados por ela e podem adicionar quilómetros, ao custo de 7 cêntimos por quilómetro. Já disponível em França, a Peugeot quer agora alargar esta solução a outros mercados.

Gama eletrica Peugeot futuro
© Peugeot

A segunda, “PEUGEOT Your Way”, concentra num só pagamento o aluguer do automóvel, as manutenções e assistências, o seguro e até os carregamentos.

Sem qualquer tipo de fidelização a longo prazo, os clientes podem trocar de automóvel ou simplesmente devolvê-lo se assim entenderem ou tiverem necessidade de o fazer.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 405 T16?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 405 T16, o especial de homologação (aparentemente)