Notícias Cresceu meio metro. Este é o novo Suzuki Jimny de cinco portas

Apresentação

Cresceu meio metro. Este é o novo Suzuki Jimny de cinco portas

Tardou, mas chegou. O novo Suzuki Jimny de cinco portas acaba de ser revelado no Auto Expo 2023, na Índia.

suzuki jimny na estrada, traseira 3/4

Aí está ele. O Suzuki Jimny, apreciado por tantos no mundo, acaba de ganhar a muito aguardada carroçaria de cinco portas.

Se as duas portas adicionais «obrigaram» a alongar o pequeno todo o terreno, os (muitos) centímetros adicionais dão ao Jimny novos atributos em matéria de espaço e versatilidade.

E até cresceu bem mais do que o estimado. Os rumores apontavam para um aumento de 30 cm no comprimento e na distância entre eixos, mas o Jimny de cinco portas viu a distância entre eixos crescer 34 cm, até aos 2,59 m, e o comprimento aumentar em meio metro (50 cm) até aos 3,985 m.

LEIAM TAMBÉM: Elevado ou rebaixado? Suzuki Jimny dá para todos os gostos

Previsivelmente, o aumento de dimensões reflete-se na oferta de espaço interior, com os passageiros traseiros a serem os mais beneficiados. A bagageira também cresceu.

Dos diminutos 85 l do Jimny de três portas e quatro lugares, passamos a ter 208 l no Jimny de cinco portas — uma melhoria, mas ainda um valor modesto, sobretudo quando o comparamos com outros modelos a rondar os quatro metros de comprimento.

E as specs fora de estrada?

O novo Suzuki Jimny de cinco portas mantém todos os atributos todo o terreno do de três portas: continuamos a ter um chassis de longarinas e travessas, eixos rígidos e caixa de redutoras.

suzuki jimny, perfil, angulos TT
Os ângulos todo o terreno, à exceção do ventral, também não destoam entre o Jimny longo e o curto: ângulos de ataque, saída e ventral são de, respetivamente, 36º, 50º e 24º para o Jimny longo; e de 37º, 49º e 28º para o Jimny curto. Em ambos a distância ao solo é de 21 cm.

Em comum com o Jimny que já conhecíamos temos ainda o motor K15B, ou seja, o quatro cilindros naturalmente aspirado de 1,5 l, aqui com 105 cv e 134 Nm. A novidade é que passa a ter associado um sistema mild-hybrid, como já acontece com outros modelos da Maruti-Suzuki na Índia.

LEIAM TAMBÉM: Ainda interessados no Ami Buggy? A Citroën vai fazer mais em 2023

Também partilha com o Jimny de três portas as duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades ou automática de quatro.

suzuki jimny a subir estrada terra, frente 3/4

Quando chega?

O Suzuki Jimny de cinco portas vai começar por ser lançado na Índia — vendas iniciam-se em maio —, onde é também produzido. Mais tarde será lançado noutros mercados, como a Austrália, África e América Latina.

O que ainda não sabemos é quando o novo Suzuki Jimny chegará à Europa e, efetivamente, se chegará.