Notícias Adeus combustão. Próximo CUPRA Formentor vai ser 100% elétrico

Indústria

Adeus combustão. Próximo CUPRA Formentor vai ser 100% elétrico

O Formentor é, cada vez mais, o modelo mais importante da CUPRA. A próxima geração ainda está longe, mas vai ter um papel crucial na expansão da marca.

CUPRA Formentor
© Razão Automóvel

A próxima geração do CUPRA Formentor, que está planeada mais para o final desta década — vai passar a ser 100% elétrica e afirmar-se como uma peça fundamental para a expansão da jovem marca espanhola nos Estados Unidos da América (EUA).

O crossover, lançado em 2020, foi o primeiro modelo a ser desenvolvido de raíz para ser um CUPRA e apresentou-se no mercado com três versões distintas: gasolina, gasóleo e híbrida plug-in.

Cupra Formentor Facelift dianteira
© Razão Automóvel Fotos espia do facelift do Cupra Formentor

Desde então, afirmou-se como o modelo mais popular da CUPRA, tendo sido responsável por 120 000 unidades vendidas em 2023, o que representou um aumento de 23% face ao ano anterior.

Mesmo assim, e porque não se pode «descansar sobre os louros», o Formentor vai ser alvo de uma atualização ainda neste primeiro semestre de 2024:

«Burburinhos» confirmados

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e da CUPRA, na conferência anual de resultados da SEAT S.A., não só confirmou que o próximo Formentor será elétrico e que chega “no final da década” como corroborou os rumores de que a marca planeia entrar no mercado norte-americano.

Griffiths foi mais longe e garantiu que o próximo Formentor será um de dois modelos chave para o lançamento da CUPRA nos EUA. O segundo modelo será um SUV elétrico de maiores dimensões que o novo Tavascan.

“No final da década a CUPRA vai entrar no mercado americano. Nós planeamos lançar uma versão elétrica do Formentor e um SUV elétrico de maiores dimensões.”

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT e da CUPRA

A entrada da CUPRA nos EUA está prevista para o final da década, com foco nos Estados onde a procura por elétricos é maior.

O que esperar do próximo Formentor?

Além de confirmar que será elétrico, Griffiths adiantou ainda que o próximo CUPRA Formentor poderá vir a utilizar a futura plataforma SSP do Grupo Volkswagen, que vai ser a sucessora das atuais plataformas MEB e PPE.

Contudo, o «patrão» da SEAT e da CUPRA, não esclareceu se, apesar da nova versão elétrica do Formentor, vão continuar a ser oferecidas variantes com motor a combustão.

Mesmo assim, não será expectável que isso aconteça, uma vez que a jovem marca espanhola já anunciou que será 100% elétrica a partir de 2030.

Até lá, o objetivo é continuar a solidificar as vendas e alcançar a meta dos 500 mil veículos vendidos por ano em 2025. Para ajudar a atingir esse número, a marca prepara-se para lançar, ainda este ano, dois novos modelos: o Tavascan e o Terramar.

Sabe esta resposta?
O SEAT Toledo foi, por duas vezes, o Carro do Ano em Portugal: em 1992 e… em que outro ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Toledo. Vencedor do troféu Carro do Ano 2000 em Portugal