Notícias Grandes mudanças a caminho? CUPRA Formentor vai ser renovado

Fotos-espia

Grandes mudanças a caminho? CUPRA Formentor vai ser renovado

O CUPRA Formentor, o mais vendido da marca, prepara-se para receber a sua primeira grande atualização, que vai chegar ao mercado em 2024.

Cupra Formentor Facelift dianteira
© Razão Automóvel

Apesar de já estar no seu terceiro ano de carreira, o CUPRA Formentor continua a ser o modelo mais vendido (por larga margem…) da jovem marca espanhola, que tem planos muito ambiciosos para os próximos anos.

A CUPRA praticamente duplicou as vendas em 2022, alcançado um total de 152 900 unidades, apenas menos 79 800 do que a SEAT. Mas a meta é bem mais elevada: o objetivo é alcançar a meta dos 500 mil veículos vendidos por ano em 2025.

Cupra Formentor Facelift traseira
© Razão Automóvel

Não falta por isso ambição à CUPRA, que tem no Formentor a sua «galinha dos ovos de ouro»: em 2022 este SUV representou 63,8% do total de vendas.

Escusado será dizer que para atingir a marca do meio milhão de unidades anuais a CUPRA vai ter, necessariamente, que apresentar novos modelos. Os elétricos Tavascan e Raval estão quase a chegar e serão acompanhados pelo Terramar, um SUV electrificado que será o último novo modelo da CUPRA a contar com motor de combustão.

Reforçar argumentos do seu best-seller

Mesmo assim, apesar dos modelos inéditos, o Formentor vai continuar a ocupar um lugar de destaque , pelo que é imperativo actualizá-lo. Não vai tardar a acontecer. Nas últimas semanas foram avistados vários protótipos de testes do renovado CUPRA Formentor.

Tal como sempre acontece nestas ocasiões, não é possível tirar conclusões definitivas acerca do que vai mudar, por culpa da camuflagem que os protótipos exibem. Contudo, é fácil perceber que as mudanças estão reservadas, quase por completo, às extremidades.

Cupra Formentor Facelift perfil
© Razão Automóvel

O mesmo é dizer que o novo Formentor vai apresentar novos para-choques, novos faróis e uma nova assinatura luminosa, e uma grelha dianteira redesenhada. Contudo, já sabemos, em parte, o que se esconde por debaixo da camuflagem.

Em meados do ano passado pudemos durante o evento «Unstopabble Impulse», onde a CUPRA mostrou muito do seu futuro, pudemos ver, ainda que fugazmente, a nova frente do Formentor.

Diesel vai continuar na gama

Além dos retoques visuais e do reforço de equipamento e tecnologia, o novo CUPRA Formentor vai manter a oferta de motorizações atual, pelo que vai continuar a ser oferecido em versões Diesel, gasolina e híbridas plug-in.

Não existem ainda, contudo, informações concretas sobre a versão eletrificada, mas podemos assumir que a CUPRA deverá introduzir alterações de maneira a conseguir «arrancar» uma maior autonomia em modo 100% elétrico.

Ainda assim, a versão que surge nas fotos-espia que ilustram este artigo é a VZ, com o bloco 2.0 TSI de quatro cilindros com 310 cv. As quatro saídas de escape denunciam precisamente isso.

Quando vai chegar a Portugal?

O renovado CUPRA Formentor vai ser apresentado ao mundo no decorrer deste ano, mas a estreia comercial só vai acontecer no primeiro semestre de 2024.