Notícias CUPRA Tavascan é o «próximo nível» da marca espanhola. Mas há mais novidades

Novidades 2023

CUPRA Tavascan é o «próximo nível» da marca espanhola. Mas há mais novidades

Depois de um 2022 de recordes, a CUPRA prepara-se para apresentar o Tavascan em 2023, o seu segundo modelo elétrico.

CUPRA Tavascan
© CUPRA

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A CUPRA praticamente duplicou as suas vendas em 2022 e fechou o ano com 152 900 automóveis entregues — um número 92,7% superior aos 79 300 carros registados no ano anterior.

São números notáveis. Mais ainda se considerarmos que 2021 foi um ano atípico — com as vendas a serem muito afetadas pela pandemia de Covid-19 e pela escassez de semicondutores.

Leiam também Ambiciosa. CUPRA quer vender 500 mil carros por ano já em 2025

E se olharmos com mais atenção, percebemos que estes números têm ainda mais importância, uma vez que a CUPRA vendeu apenas 35% menos do que a SEAT no ano passado. Uma tendência que promete continuar em 2023.

Para isso a CUPRA pretende reforçar a sua gama com um novo modelo, o CUPRA Tavascan, e atualizar outros dois, o Leon e o Formentor. Mas vamos começar pelo Tavascan, que pode muito bem ser a maior novidade da jovem marca espanhola para 2023.

Durante o evento “Unstopabble Impulse”, onde a Razão Automóvel marcou presença e onde a CUPRA revelou os seus planos para os próximos anos, ficámos a saber que o Tavascan só vai fazer a sua estreia comercial em 2024. Contudo, deve mostrar-se na sua versão final ainda este ano.

CUPRA Unstoppable Impulse
© CUPRA CUPRA Unstoppable Impulse.

CUPRA Tavascan, o que esperar?

A primeira vez que o vimos foi um pouco antes do Salão de Frankfurt de 2019, ainda sob a forma de um concept, com a luz verde para a produção a surgir apenas 18 meses depois, em 2021.

E logo nessa altura ficámos a saber que este seria o segundo modelo 100% elétrico da CUPRA — depois do já conhecido Born — e que iria assentar na plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

Quanto à imagem, já não deverá sofrer grandes alterações considerando aquelas que vimos durante o evento “Unstopabble Impulse”, como tem sido de resto tradição na história recente da marca.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Os detalhes em torno deste modelo continuam a não ser conhecidos, mas podemos esperar um alinhamento mecânico semelhante ao que encontramos nos «primos» Volkswagen ID.4 (e ID.5) e Audi Q4 e-tron.

Leon e Formentor atualizados

Além do elétrico Tavascan, brevemente Leon e Formentor, também vão sofrer a habitual renovação de meio ciclo de vida.

Começando pelo Leon, a grande novidade para já é a adopção de mecânicas 1.5 eTSI com sistema mild-hybrid que promete dar um novo impulso à carreira comercial deste modelo.

Já o Formentor — o primeiro modelo construído de raíz pela CUPRA — também deverá sofrer alguns retoques visuais no exterior e um reforço de equipamento no interior, de forma a manter-se atual num mercado que não para de receber novos concorrentes. O novíssimo Alfa Romeo Tonale é um excelente exemplo disso.

Cupra Formentor VZ
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Os vincos pronunciados, as entradas de ar agressivas e os ombros largos dão-lhe uma presença em estrada que é impossível de ignorar.

Resta apenas saber se o catálogo de motores se irá manter. Os rumores recentes dão muita força a essa possibilidade e nem mesmo a oferta Diesel (atual) parece estar em causa.

A não perder Terramar. O último CUPRA com motor de combustão chega em 2024

Quando chegam?

Os renovados Leon e Formentor serão apresentados no decorrer deste ano, com a chegada ao mercado a acontecer entre as últimas semanas de 2023 e o início de 2024. Dois modelos de uma marca que continua a fazer o seu caminho.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola