Notícias Salão de Genebra é já em fevereiro mas tem poucas marcas confirmadas. Saiba quais

Salão de Genebra 2024

Salão de Genebra é já em fevereiro mas tem poucas marcas confirmadas. Saiba quais

O Salão de Genebra 2024 é já em fevereiro e chega com uma nova estratégia. Será um regresso difícil, mas com os olhos postos no futuro.

O Salão de Genebra está de volta. Entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, o considerado até então um dos maiores eventos do ano da indústria automóvel, regressa aos salões da Palexpo, na Suíça.

Infelizmente, a pandemia de Covid-19, fez com que este Salão perdesse não só parte da sua popularidade, como também algumas das marcas assíduas de anos anteriores.

Renault 5 - indicador de carga no capô
© Renault Em vez da característica entrada de ar do modelo original, o novo Renault 5 contará com um indicador de carga.

Das marcas mais populares este ano vai apenas contar com cinco: Renault, Dacia, BYD, Lucid e MG. Para além destas, num total de 29 marcas presentes, estão ainda nomes como a Microlino, Kimera, Silence, Totem Automobili e ainda a Isuzu.

Já foram confirmados quatro novos modelos que terão em Genebra o palco da sua revelação mundial: Renault 5, MG 3, Dacia Spring e um novo Microlino. Para além da apresentação destes, será também anunciado o vencedor do Carro do Ano Europeu de 2024.

De volta, mas diferente

Este ano, a organização do Salão de Genebra, decidiu criar um certame mais interativo, virado para o público. Em linha com o que tem acontecido noutros salões que, na ausência de Genebra, ganharam mais notoriedade.

Apesar de manter o «foco» nos automóveis, o Salão acrescenta agora quatro zonas «experimentais». A Adrenaline Zone (Zona de Adrenalina), o Design District (Distrito do Design), o Mobility Lab (Laboratório de Mobilidade) e a Classics Gallery (Galeria de Clássicos).

Ver também: Salão de Genebra está de volta mas com muitas ausências

Para além disto acrescenta ainda dois espaços: Cub e Lounge. O primeiro atua como um espaço de «reflexão» sobre o tema do Salão “Auto.Future.Now“, e o segundo como um sítio de convívio.

As quatro zonas diferenciam-se entre si pelo tipos de experiências proporcionadas. A Adrenaline Zone será um espaço destinado apenas a supercarros e a hipercarros — veículos de alta perfomance.

O Design District, como o próprio nome indica, refere-se um espaço onde serão apresentadas peças dos melhores designers automóveis, como é o caso da Pinifarina. Já o Mobility Lab será um espaço destinado à apresentação de soluções relacionadas com a mobilidade.

O último espaço, o Classics Gallery, será para comemorar os cem anos do Salão. Aqui estarão expostos 35 carros emblemáticos, dos quais cerca de metade foram revelados em Genebra.

Vai ainda estar disponível uma exposição da Polyphony, onde serão apresentados vários concepts GT Vision, criados para o videojogo Gran Turismo.

Expectativas

O objetivo de alterar o formato do Salão e de virar o conteúdo para o público tem como propósito “ajudar os visitantes do Salão a descodificar o tema Auto.Future.Now“, de acordo com o diretor do Salão Sandro Mesquita.

Para além disto, esperam “aumentar o número de marcas presentes nos próximos anos”, afirma o presidente da organização Alexandre de Senarclens.

Leia também: Como combater a «invasão chinesa»? Carlos Tavares responde

No final do ano passado a Hyundai, BMW, Mercedes-Benz, Audi e ainda o Grupo Stellantis confirmaram que não iam estar presentes no Salão de Genebra 2024.

“Nós antes tínhamos um lugar muito importante na indústria e queremos voltar a tê-lo. A ideia é convencer as marcas que não vão participar em 2024, que não se vendem carros apenas na internet, que o público precisa de ver os novos modelos.”

Alexandre de Senarclens, presidente do Salão de Genebra

A organização espera vender até 200 mil bilhetes para o evento. Sendo que as datas para 2025 serão apenas confirmadas, como é habitual, no final do evento deste ano.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que data saía a primeira linha de produção da Volvo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

14 de abril de 1927. O primeiro Volvo saía da linha de produção