Notícias CUPRA Formentor VZ5 com quase 500 cv? É o que a Manhart propõe

Tuning

CUPRA Formentor VZ5 com quase 500 cv? É o que a Manhart propõe

O CUPRA Formentor VZ5 é o modelo mais potente de sempre da marca, mas havia margem para progredir. E já há outra transformação «a caminho».

CUPRA Formentor by Manhart quase 500 cv, vista dianteira 3/4
© Manhart

A Manhart não é estranha a «mexer» em modelos do Grupo Volkswagen, mas é a primeira vez que a CUPRA merece a sua atenção e estreou-se logo com o CUPRA Formentor VZ5, a proposta mais potente da marca.

Apesar de inédita, esta transformação acaba por surgir de uma forma algo natural. Afinal, o cinco cilindros em linha turbo de 2,5 l do Formentor VZ5 é o mesmo do Audi RS 3, um modelo ao qual a Manhart já aplicou os seus conhecimentos.

CUPRA Formentor by Manhart vista traseira
© Manhart

Formentor VZ5 ainda mais potente

De série o pentacilíndrico oferece 390 cv e 480 Nm, números que fazem do Formentor VZ5 o CUPRA mais potente e rápido de sempre.

Graças ao módulo MHtronic da preparadora, a potência do Formentor VZ5 dá um salto de 100 cv, para os 490 cv e o binário não lhe ficou atrás, atingindo os 630 Nm, mais 150 Nm que o valor de origem.

Estes valores superam ainda os da preparadora ABT Sportsline, que tinha «dado» ao Formentor VZ5 450 cv e 530 Nm.

https://www.youtube.com/watch?v=-maOQBb4MBM&t=1s

Além do aumento de potência, o Formentor VZ5 recebeu um novo escape com saídas ovais semelhantes às dos Audi RS e uma suspensão da H&R que o «colou» ao chão.

Relacionado Têm um carro com pintura mate? A CUPRA explica como o lavar

O que mais mudou?

Apesar da mecânica ser o destaque, a Manhart não descurou o capítulo visual. Assim, o Formentor VZ5 surge com novos autocolantes na cor bronze típica da CUPRA e propõe ainda um conjunto de novas jantes de 20”.

Segundo a Manhart, esta preparação é ainda uma “Stage 1”, estando nos planos uma “Stage 2”. A preparadora revelou que o próximo passo poderá incluir um novo intercooler, um novo filtro de ar e uma nova reprogramação da centralina.

A Manhart não revelou quanto custa esta dose adicional de «vitaminas» para o CUPRA Formentor VZ5. Para os eventuais interessados, terão de a contactar nesse sentido.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola